domingo, 21 de janeiro de 2007

Urbanismo e efeitos secundários

O post ‘Venda da «Penitenciária» de Lisboa’ obteve alguns comentários interessantes pelos subentendidos que sugerem.
Numa visita ao blogue «Alcobaça: Ecos e comentários» encontrei dois posts afastados entre si no espaço e no tempo, um referente a Alcobaça e outro a Espanha, algo esclarecedores acerca do saber que está por detrás dos referidos comentários, de que extraio duas passagens:
Sobre Alcobaça:
As obras de "requalificação" promovidas pela Câmara são filhas de POLÍTICAS EMPÍRICAS, como todos sabem menos o sr. Presidente, segundo parece. E, têm sido uma das maiores formas de atrair o investimento no concelho... sobretudo para empreiteiros construtores, gabinetes de arquitectos, projectistas, empresas de materiais de construção...
Parece que, com a qualidade da obra levantada, em cada inverno lá teremos nós, mais campanhas para atrair investimento.Será que o sr. Presidente da Câmara está a contar com a ajuda das chuvas no inverno, ou noutra estação, para desenvolver as suas ideias económicas ?!
Sobre Espanha:
Mas a publicação deste desenho, no El Pais de 1/12/2006, prende-se com a corrupção em Espanha associada ao urbanismo; obras publicas e privadas, licenciamentos de campos de golf, avaliação de terrenos a familiares de cargos públicos; empregos a familiares e benfeitores do partido que governa; Empresas que fornecem serviços a ayuntamentos (Câmaras) que são de familiares de políticos; portos marítimos e marinas construídos com branqueamentos de capitais; políticos que recebem luvas de licenciamento de obras, financiação de partidos.... as vertentes são infindáveis! Felizmente o governo do País vizinho tem estado à altura, deste tipo de crimes, e elencos camarários inteiros já foram para a prisão sem fiança e estão na calha futuras detenções. Isto a propósito de em tempos de crise, como os que estamos a viver, anunciarem-se obras, mastodônticas, em todos os lugares sem entendermos que dinheiro as suportam, donde vem e o que está por detrás de semelhantes negócios. Será unicamente a ingénua atracção ao investimento? Ou será que o desenho acaba por dar razão à ideia que é a CORRUPÇÃO QUE MOVIMENTA A ECONOMIA ... e dá muitos empregos aos coniventes com ela ? E cá? Os interesses situam-se tanto lá como cá à volta de determinados agentes económicos. Mas lá «o Governo tem estado à altura deste tipo de crimes» e cá?
Postado por A. João Soares em 10:18

4 comentários:

MRelvas disse...
Cá amigo Soares parece que o TC começa a ser uma dor de cabeça para os senhores das câmaras e empresas públicas e camarárias e até para o orçamento de estado!As entidades de investigação começam a dar algum sinal de estarem vivas para o fenómeno da corrupção.Veremos se é só um fogo de vista destinado a entreter os portugueses...quero confiar!Quando algum autarca dá sinais de aplicação de regras de conduta mais sérias e não embarca no "carneirismo" de tudo facilitar é tratado como "fascista",como Rui Rio no Porto!O povo exige mudanças mas depois alguns criticam as mudanças!O fenómeno corrupção/urbanismo é real e tem de ser visto com olhos de ver!Abraços Mário Relvas
25-12-2006 11:27

A. João Soares disse...
Amigo Relvas,
A propósito do Rui Rio, quando alguém procura ser sério num País de desonestos (há honrosas excepções) aparecem outros a tentar destruí-lo.Encontrei há pouco esta anedota que dá razão a esta asserção:Um pescador de caranguejos nunca tapa o balde em que vai colocando os caranguejos que apanha. Isto admira toda a gente à sua volta.Alguém lhe pergunta um dia : - Porque não tapas o balde em que tens os caranguejos? Não tens medo que fujam?Ao que o pescador calmamente responde: - Não é preciso.. são caranguejos portugueses: quando um tenta subir, os outros imediatamente o puxam para baixo!"As anedotas também nos trazem ensinamentos!!!
Um abraço
A. João Soares
25-12-2006 11:36

Ortogal disse...
Meu caro A. João Soares, vim aqui para lhe agradecer a sua viosita e simpáticas palavras. E neste Mirante acabei por ficar algum tempo lendo o que escreveu e vendo como o mundo é pequen, como os seus males são tantas vezes comuns e como ainda existem pessoas boas, no verdadeiro sentido da palavra, que estão atentas a eles e à sua perfídia. Os meus parabéns pois a este Mirante ainda jovem, para contrastar com a magnífica idede do seu autor, que lhe dá, em conjunto com a pessoa que aqui se revela em belas palavras, o estatuto de Mestre. A acompanhar pois diariamente. Votos também de um Felicíssimo Natal e de um Ano de 2007 com muita alegria!
Valdemar Rodrigues
25-12-2006 15:47

A. João Soares disse...
Ortogal
Apareça mais vezes e difunda pelos amigos. Procuro ter sempre fruta fresca!
Quer concorde ou não, deixe um comentário. Dessa forma, vamos aprendendo uns com os outros.
Tenha um Ano 2007 muito feliz
Cumprimentos
João Soares

Sem comentários: