sábado, 20 de janeiro de 2007

Aulas de substituição

Em países como a Espanha, Itália e Irlanda, deixar uma turma entregue a si própria quando um professor falta é uma ideia considerada, no mínimo, inconcebível. E há muito que existem soluções para o evitar.

"Do ponto de vista penal e administrativo, os professores são responsáveis pelo que se passa com os seus alunos no tempo de aulas", explica o italiano, que pede para ser identificado como fonte do ministério. "Desde que chegam à escola até ao momento em que saem, os alunos devem ser seguidos. Quer pelos professores, nas aulas, quer pelos administrativos." Uma regra que se aplica "até aos 18 anos".

Este extracto de uma notícia do Diário de Notícias de 2 de Dezembro torna bem evidente do atraso da nossa sociedade e a tendência para se prolongar por muitos mais anos. É considerado ponto assente que o principal motor do desenvolvimento económico e social de um País é a educação, o ensino. Ora se os professores só pensam em chegar ao «generalato» da sua carreira, sem serem avaliados, e se opõem às aulas de substituição que em países mais desenvolvidos são consideradas coisa não só normal como absolutamente lógica e indispensável, quem será que vai ensinar as nossas crianças a tornarem-se adultos responsáveis e capazes de gerirem as suas vidas, as suas empresas e o Estado? O que nos reservará o futuro?

Penso que vale a pena meditarmos nestes pormenores, tendo em vista os interesses nacionais, numa perspectiva de amanhã.


2 comentários:

TRILHAS&TERRAS = Homem em Movimento disse...
Oi João!!!te vi no ESCRIBA, do meu querido Vasco e vim te ver. Gostei de te encontrar por lá, afinal somos velhos conhecidos e é bom poder partilhar as boas amizades.faz tempo que não nos falamos, mas tenho estado fora, como bem sabes. Estou em Sâo Miguel e estou adorando os Açores. Terra encantada e de rara beleza. Se pudesse, ia ficando por aqui, mas não dá... Logo partirei de volta e levarei saudades. Parabéns pelo teu novo espaço.
Um abraço João e beijos para teu final de semana!!!
Obrigada por teus elogios pela exposição, lá no ESCRIBA. Devemos também grande parte do sucesso, ao Félix, do DESAMBIENTADO.
Outro beijo,Da Cris
02-12-2006 23:40

A. João Soares disse...
Amiga Cris,
É um prazer ter notícias tuas.
Eu sabia que ias gostar de S. Miguel, ilha maravilhosa onde vivi um ano e que nessa altura conhecia a palmo. Hoje está mais moderna, mas as belezas naturais devem continuar lindas.
Agradeço as tuas palavras.
Um beijo
João

2 comentários:

Fliscorno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fliscorno disse...

Ocorre-me perguntar se na Espanha, Itália e Irlanda os alunos também são passados de ano quase de forma automática...

(note-se que por cá, no ensino básico, não chumbam por faltas e não retenção de ano, salvo eventualmente no fim de cada ciclo)