domingo, 21 de janeiro de 2007

Mordaça. Tudo é secreto

Notícia publicada no JN de 19 Dezembro: «O ministro da Economia afastou ontem de funções o presidente da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), invocando a possibilidade, prevista nos estatutos do organismo, de declarar a cessação de funções dos seus dirigentes antes da tomada de posse da nova equipa.
O despacho de Pinho acabou por inviabilizar a audição, prevista para hoje, de Jorge Vasconcelos no Parlamento, levando a Oposição a acusar o ministro de querer "silenciar" o responsável, que se demitiu sexta-feira em rota de colisão com o Governo...».
Isto não é próprio da imagem que temos de um governo transparente, democrático. Porquê ocultar do povo (soberano) as razões que levam a impedir que este alto funcionário seja ouvido pelo segundo órgão de soberania? O que teme o ministro das palavras do Presidente da ERSE? Porquê esta mordaça? No mesmo jornal vem um artigo que diz que o povo está disposto a perder liberdades para ter um país mais justo e equitativo, mas é preciso explicar as razões dos sacrifícios, é preciso convencer os espíritos da boa intenção das medidas restritivas, é preciso verdade e franqueza. Ora, isso não se consegue com decisões tácticas com intenções inconfessadas e, certamente, inconfessáveis, tendentes a esconder verdades que, provavelmente, não são edificantes.
Postado por A. João Soares em 7:35

3 comentários:

deprofundis disse...
E esta atitude, a somar à carta que Sócrates mandou para o Tribunal Constitucuional, é um claro indício da derrapagem moral deste Governo. Confesso que ainda tive alguma esperança de que algo melhorasse. Mas começo a pensar como o Dr. A.J.Jardim quando fala da besta do apocalipse...Ao que eu cheguei!
19-12-2006 21:33

MRelvas disse...
Lá virá o dia em que a Verdade virá ao de cima!A Verdade do real custo energético,camuflado no despesismo público,pago por todos nós!Calado na realidade para os portugueses nãosaberem dareal situação de Portugal.Caso o valor correcto dos custos energéticos transparecessem para o dia adia,então veriamos que não temos capacidades de vencimentos para fazer face ao custo real de vida.Amigo deprofundis,se me permite o Ti Alberto sempre foi assim,sabe,foi oficial de informações...e AP,faz um teatro,controla massas,mas não o tenho como ALDRABÃO!Ele contornará a situação,em breve começarão a chegar relatórios sobre gastos no continente!Depois compararemos!Um abraço a ambosMário Relvas
19-12-2006 22:05

A. João Soares disse...
Amigos deprofundis e Relvas,
Se os governantes se escondem por detrás de espessas blindagens é porque se envergonham daquilo que se passa lá dentro. Sempre pensei que democracia queria dizer frontalidade, transparência, jogo aberto, informação honesta para obter a adesão interior de cada cidadão aos actos do Governo, a aceitação voluntária e entusiástica das decisões dos governantes. Mas os governantes erram como qualquer mortal, neste caso como mortais pouco esclarecidos e organizados.Veio-me à memória um caso caricato de descoordenação na equipa governativa. Quando o ministro da Segurança Social negociava os salários e argumentava que estamos em crise financeira, veio outro ministro afirmar com o ar solene de ministro que a crise tinha acabado. Foi a melhor anedota deste governo! E o actor principal, parece ser o mesmo desta ocultação da verdade ao Parlamento e aos portugueses, exonerando o Presidente da ERSE à pressa. Grandes malabaristas!!! e o povo, que assiste ao circo aplaude cegamente, como é da praxe, os palhaços. Estou a falar dos circos que por aí abundam nesta época natalícia!!!FELIZ NATAL e próspero Ano Novo para os meus amigos, visitantes e comentadores.A. João Soares
20-12-2006 6:36

Sem comentários: