domingo, 21 de janeiro de 2007

Derrapagem de 23 milhões na linha do Norte

Com a devida vénia, extrai-se de A VOZ DO POVO este artigo
Meus amigos, este é o país que temos! Um país, onde aos senhores administradores de empresas públicas e políticos, podem gerir mal e o mal são batatas... aínda lhe arranjam um tacho melhor a seguir. Segundo a notícia publicada no JN (Jornal Notícias de hoje 21-12-2006), estes senhores brincam mesmo com o dinheiro de nós todos e responsabilidades não há?"

O órgão fiscalizador das contas públicas, presidido por Guilherme d'Oliveira Martins, considera também que a REFER adjudicou empreitadas a propostas mais caras, sem que isso trouxesse "vantagens económicas reais" para o interesse público. E conclui que na contratação de, pelo menos sete, a empresa poderia ter poupado 15 milhões de euros.

A auditoria, coordenada pelo economista Abílio Matos, critica ainda a REFER por ser alvo de pedidos de elevadas indemnizações e por deficiências nos projectos. O TC dá o exemplo de uma empreitada, adjudicada ao consórcio Teixeira Duarte/Soares da Costa/Somafel, que pediu uma indemnização de 5,4 milhões de euros por erros e omissões no projecto , o que acrescido de IVA representa 7,9% do valor do contrato. "Isto é de bradar aos seus, agora pergunta-se o que vai acontecer? O Tribunal de Contas, o Governo irá pedir contas aos senhores administradores da REFER? Um qualquer de nós que fuja ao fisco, está feito e estes administradores, pagos a peso de ouro, não teriam obrigações de gerir a causa pública com zelo e competência? A que propósito, se adjudicam propostas mais caras, sem benefício à vista e comprovado?

A meu ver, chorudas comissões, vão parar aos bolsos dos adjudicantes... e não são declaradas... caso de corrupção à vista! Mais um caso para investigar e esclarecer, aqui o Zé Povinho, que só vê o dinheiro sair-lhe do bolso e o país na miséria.

posted by Bendix2006

NOTA: O Governo, para ser coerente com a sua decisão de nos fazer apertar o cinto, furo a furo, por tempo indeterminado, devia actuar rigorosamente contra quem prejudica o Estado, os nossos impostos, de forma tão despudorada, tão criminosa.

Não se compreende que queiramos ser um Estado do primeiro mundo e se deixe estas pessoas roubar e deixar roubar o erário com tanto àvontade e impunidade. Estes gestores não poderiam ter sucesso na actividade privada, onde os erros se pagam, como se viu com o «competente» ex-gestor da Expo 98.

Pergunto: Quando será decidido exigir responsabilidades por erros técnicos e de gestão e averiguar a acumulação de riqueza, e a sua origem, dos políticos, no activo e já fora dele. Isto é um escândalo. Mas, ao mesmo tempo é um esclarecimento para os contribuintes, que ficam a saber as razões do aperto do cinto, os destinos dos seus impostos crescentes e das dificuldades que são criadas em todos os sectores nacionais.

Está de parabéns O Sr. Dr. Oliveira Martins. Deus lhe dê vida e saúde para continuar a defender Portugal. Mas tenha cuidado com o «polónio 210». Há pessoas que não perdoam e de tudo são capazes.

Postado por A. João Soares em 8:50

Sem comentários: