sábado, 20 de janeiro de 2007

Guerra de civilizações ou guerra de tradições?

A actual visita de Sua Santidade o Papa à Turquia vem ocasionar o reacendimento das discussões sobre conflitos entre religiões e guerra de civilizações, conceitos recusados por muitos pensadores que entram em pormenores minuciosos que desviam os esses desentendimentos para aspectos conjunturais e localizados. E há quem distinga religião de civilização, como realidades distintas e independentes. No entanto, é muito difícil falar de civilização e de religião em separado, porque há interacções, relações de causa e efeito, em que não se pode isolar uma da outra. As altas autoridades eclesiásticas reiteram a afirmação de que a civilização europeia tem raiz religiosa, cristã, o que faz recordar o Poder que o Vaticano tinha sobre os reinados europeus, cobrando as maquias e exercendo o papel de ‘tribunal internacional’, resolvendo pacificamente atritos entre estados. Presentemente, há em muito casos, separação entre o Estado e a religião. Mas, mesmo nos estados ditos laicos, a religião está sempre presente, porque cada cidadão está, mesmo que minimamente, vinculado aos princípios religiosos que o definem e segue as sugestões e conselhos do seu orientador espiritual. Isto é muito mais acentuado em civilizações em que predomina o Islão, por nelas não haver uma separação entre os aspectos espirituais e os temporais da vida.Por outro lado, também é discutível a expressão de guerra de civilizações. Civilização deve ser considerada como um conjunto de valores positivos que elevam as pessoas para o ideal. Ser civilizado é uma condição que evidencia elevação. E o uso de tal conceito prejudica as intenções louváveis de conciliar o Mundo e de criar um ambiente de harmonia, cooperação e equidade. Mas não tenho tanta hesitação em aceitar uma guerra de tradições, em qualquer parte do mundo, mesmo dentro dos estados e em pequenas colectividades, por a tradição ser emperrante da máquina da evolução para soluções melhores e mais adequadas aos tempos presentes.Por outro lado, o conceito tradicional de guerra, leva-nos, hoje, a colocar de lado os motivos espirituais e filosóficos e a verificar que aquilo que constitui a motivação para a guerra é, fundamentalmente, a economia, o mercado de matérias primas e o de colocação dos produtos acabados, com as manobras de pressão que controlam o comércio internacional. Uma rápida observação dos conflitos ocorridos nas última décadas conduzem-nos a essa conclusão.
Postado por A. João Soares em 10:30

2 comentários:

MRelvas disse...
Caro amigo A. João Soares,guerra de civilizações ou de tradições para mim atinge o mesmo significado,mas compreendo o seu ponto de vista ao definir a palavra civilização.Acho que a nossa civilização permite mais que algumas civilizações impregnadas de religião,como os povos islâmicos e seguidores do Islão.Nós permitimos os votos de todas as religiões nos nossos países.O contrário já não é muito possível.Acho que o grande problema da sociedade Ocidental é a cultura que está em baixa.O povo quer é consumismo e facilitismo,pelo que perde valores,tradições como entender.
Um abraço
Mrelvas
01-12-2006 22:12

A. João Soares disse...
Amigo Mário Relvas,Obrigado pela sua visita a estas páginas, que espero venham a ser mais visitadas.Os seus comentários são sempre interessantes e valorizam os textos. Aqui há um jogo de palavras que, como o Relvas diz, têm significados muito semelhantes, mas que os pensadores da geopolítica têm criticado. O livro intitulado «Guerra de civilizações» levntou polémica, embora continue muita gente a seguir este conceito, mas, realmente, ele não contribui para pacificar as relações muito tensas entre o chamado «mundo islâmico e o denominado «mundo ocidental». Seria mais suave utilizar a ideia de comunidade internacional e tratar os casos concretos como conflitos pontuais de interesses. Só que esses interesses são em muitos casos inconciliáveis, devido a tradiçõs muito arreigadas onde a religião é utilizada como pretexto e apoio, embora de forma errada. Este é um dos inconvenientes ds religiões - o seu mau aproveitanmento por fanáticos no sentido da agressividade e exclusão dos não crentes em vez de procurar seduzi-los com a beleza dos mandamentos.É um tema que dá muito motivo para reflexão.Um abraço
A. João Soares

Sem comentários: