terça-feira, 25 de maio de 2010

Saldanha Sanches vamos sentir a sua falta

Transcrição do blog A Tulha do Atílio

Na morte de Saldanha Sanches, a memória da última entrevista ao Económico. Com esta parte que diz tudo sobre a clarividência acerca da "crise da justiça" e o seu reflexo na corrupção:

"Como é que vê o facto de não ter sido decretada prisão preventiva a nenhum deles a não ser a Oliveira e Costa?

É essa a função principal do nosso Processo Penal: proteger essa gente.

Agora está a ser sarcástico.

Não, não. Estou a ser rigoroso. Está construído de forma que o objectivo do Código é a protecção dessa gente.

É um código viciado?

Completamente viciado. É um código que nos envergonha pelos resultados. Essa impunidade que o código garante é uma coisa que nos envergonha. O caso Madoff em Portugal seria impossível, mesmo que alguém resolvesse confessar tudo, e nunca o faria. Na América as pessoas confessam porque as consequências da não confissão são muito duras e apesar de tudo o menos mau é confessar. Em Portugal não são duras, mas mesmo que se confessasse o processo não duraria dois ou três meses. Duraria sempre muito mais, mesmo com o máximo de zelo do Ministério Público. Temos um Código do Processo Penal que é feito para proteger esse tipo de delinquência. Até protege em parte a outra delinquência, mas essa então, do colarinho branco, está totalmente protegida. Não me admiraria ver o Dr. Oliveira e Costa acabar absolvido. Não ficaria particularmente admirado. Sem falar no Dr. Jardim Gonçalves, que o mais provável é vir a ser absolvido.

NOTA: Perdemos este homem corajoso (que esteja em descanso). Oxalá possamos contar por muito mais tempo com Medina Carreira outro homem que sabe pensar e tem coragem de dizer o que pensa.Fazem falta a Portugal mais homens assim, e não como aquele que desenvolveu argumentos a preparar a audiência para uma decisão e, de repente, surpreendeu tudo e todos com a incoerência, a falta de lógica e de racionalidade de decidir de forma contrária. É pena não ser seguida a metodologia de preparação da decisão constante em Pensar antes de decidir. A racionalidade, a lógica, o método coerente são um bem a preservar, Saldanha Sanches era coerente nas suas ideias e palavras.

4 comentários:

Luis disse...

Caro João,
É como dizes temos poucos Homens desassombrados que nos dizem as verdades. Que pena ve-los partir ainda com muito para nos dar e outros que gostarímos ve-los pelas costas a manterem-se para nossa desgraça...
Um abraço amigo.

Pedro Coimbra disse...

Caro João,
Sempre que se fala em Saldanha Sanches, lembro-me das calúnias que lhe foram dirigidas por causa do processo em que Pinto da Costa era arguido.
Presumivelmente, teria sido Saldanha Sanches que, aproveitando-se de informação privilegiada que teria recolhido junto da esposa (Maria José Morgado), teria avisado Pinto da Costa e teria permitido a fuga deste para Espanha.
Uma calúnia que colocava o bom nome de Saldanha Sanches na lama, ao mesmo tempo que fazia perigar a harmonia familiar.
Quem a lançou não lucrou nada com a perfídia.
Saldanha Sanches tinha uma reputação que o tornava imune a estes cretinos.
Um abraço

A. João Soares disse...

Caro Luís,

Não sou muito dado a endeusar os idos, mas aprecio as ideias coerentes e sensatas, que analisam com preocupação de rigor e de isenção, mesmo que o não consigam. Uma boa ideia merece-me sempre aplauso mesmo que venha de uma pessoa de quem não goste assim como critico um erro ou uma ideia disparatada da parte de um amigo. Procuro seguir o ditado «errar é humano».

Um abraço
João
Saúde e Alimentação

A. João Soares disse...

Caro Pedro Coimbra,

Muitas vezes, as pessoas que ousam pensar com desassombro, e coragem, expondo a sua opinião própria (sem colagens nem plagio), não são consideradas convenientes, por dizerem «o Rei vai nu» e, ´por isso, são alvo de inveja e calúnias, tendentes a descredibilizar e denegrir a imagem.
A humanidade está repleta de gestos mal intencionados e do culto das aparências.

Um abraço
João
Sempre Jovens