domingo, 30 de maio de 2010

Mentem mesmo com estrangeiros???!!!

Pensava que as viagens ao estrangeiro dos governantes e as suas grandes comitivas, tão caras aos contribuintes, serviriam para melhorar a imagem de Portugal, ultimamente apenas beneficiada pelo Mourinho! Mas, a ser verdade o que diz a notícia «Acaba mal encontro com Chico Buarque», a imagem sofreu mais um hematoma grave!

Segundo ela, Sócrates foi tomar um café a casa do músico. O seu gabinete disse que foi a pedido de Chico Buarque, mas este desmentiu-o categoricamente.

Dizia quem acompanhava o PM que o momento se proporcionou por um pedido brasileiro do próprio cantor/compositor a Lula da Silva, seu amigo de longa data. Ao caso, uma cunha antiga: se lhe marcava um café com Sócrates.

Porém, Chico Buarque desmentiu esta versão e disse ao Público que foi Sócrates quem o quis conhecer. "Foi o vosso ministro quem pediu o encontro. Nem faria muito sentido eu pedir um encontro e o primeiro-ministro vir ter à minha casa", afirmou, mostrando-se indignado com a versão da história contada pelo staff de Sócrates.

O gabinete, que não se apercebera que não convinha tratar um estrangeiro como se fosse relva do estádio de futebol, como faz com os portugueses, deu uma resposta atabalhoada, um «erro de transmissão». Mais um erro. Devido a quê? Desleixo, incompetência, incapacidade, falta de dedicação ao serviço, falta de sentido da responsabilidade? Qual das palavras escolher?

Mas a notícia narra outros pormenores do passeio ao Brasil. Vale a pena ler tudo, bastando fazer clic no título da notícia.

3 comentários:

ALG disse...

Caro A. João Soares,

Estes episódios são maus demais e envergonham-nos a todos, ou deveriam envergonhar, melhor dizendo! Mas nos dias que correm, parece normal esta falta de sentido de Estado, ele é o "portunhol", O Chavez, as escutas e os SMS do Vara, etc.
Até quando?


Abraço

A. João Soares disse...

Caro ALG,

A sua pergunta é pertinente e já mil vezes repetida por todo o lado onde se encontram duas ou mais pessoas.
Como o PR não sabe o que quer nem sequer alinhar mais de duas frases seguidas como se viu na última intervenção, a solução terá de vir dos detentores da soberania quem em democracia são os portugueses. Certamente, será por vias não institucionais, à semelhança das pressões feitas na Grécia, por vezes em França, na Tailândia, na Jamaica, na Somália e noutros países do terceiro mundo, que são os que estão a ser mais imitados por Portugal.
O povo é quem mais ordena ou, como dizia a Constituição de 1933 «A soberania reside em A Nação»

Curiosamente, há alguns títulos na imprensa de hoje que levam a meditar nesta ideia:
http://jn.sapo.pt/Opiniao/default.aspx?content_id=1582356&opiniao=Carlos%20Abreu%20Amorim;
http://jn.sapo.pt/Opiniao/default.aspx?content_id=1582357&opiniao=Rafael%20Barbosa;
http://jn.sapo.pt/Opiniao/default.aspx?content_id=1582355&opiniao=Hon%F3rio%20Novo;

Independentemente do nome dos autores, vale a pena ocupar o cérebro durante alguns minutos a pensar neste tema.

Um abraço
João
Do Mirante

Pedro Coimbra disse...

Esta envorgonhou muito, caro João.
O nosso PM consegue ir para além do imaginável.
Um abraço