quinta-feira, 20 de maio de 2010

Ocultação sistemática da verdade ???

Sempre aqui procurei evitar emitir opinião pessoal, porque a opinião de um simples cidadão, pouco ou nenhum valor na vida nacional, mas, no entanto, pretendo elaborar reflexões sobre aquilo que vem ao meu conhecimento e expor aos leitores esses dados para poderem ser utilizados livremente na análise que devem fazer dos assuntos.

Hoje surgiram vários títulos nos jornais online que merecem meditação, de que cito os seguintes (para abrir os respectivos artigos basta fazer clique sobre eles): DVD que compromete Sócrates sai do processo Freeport; Mota Amaral proíbe utilização das escutas na comissão de inquérito; Escutas proibidas na comissão de inquérito; Bizantinice parlamentar.

Verifica-se assim que se anula todo o esforço feito pela justiça durante anos, durante os quais o pessoal bem podia estar a tratar eficientemente dos milhares de processos de que depende a segurança de pessoas e bens e a confiança do povo nos benefícios de estarmos num Estado de Direito. Também os deputados que têm ocupado muito do seu tempo em comissões Parlamentares de que não transparecem quaisquer resultados, como se passa com a Comissão atrás referida, podiam estar concentrados na criatividade e modernização do sistema democrático que tantos atropelos tem vindo a sofrer ao longo de décadas, sendo de dar prioridade ao seguinte como foi sugerido num post anterior:


-Democratizar a Constituição, libertando-a de condicionamentos desnecessários e inconvenientes, por demasiado castradores;
- Aplanar as enormes diferenças entre ricos e pobres, inexistentes na Europa e em países democráticos.
- Reestruturar o funcionamento da máquina do Estado por forma a que os políticos passem a usar de verdade e transparência e se sintam controlados por aqueles que os elegem para eles os servirem, defendendo os interesses nacionais.
- Retirar todas as regalias e privilégios ultrajantes de políticos e gestores públicos, inexistentes em verdadeira democracia.
- Reorganizar o sistema judicial por forma a que os juízes e magistrados descuidados, abusadores, incompetentes e arrogantes tenham o seu desempenho devidamente avaliado e controlado por aqueles a quem, em princípio, deveriam servir.
- Reorganizar o serviço de saúde à imagem dos países europeus, cuja eficiência deve ser tomada como modelo.
- Acabar com a burocracia e a falta de transparência na administração pública e autárquica, origem de atrasos e prejuízos económicos e de corrupção e de tráfico de influências, de que os políticos são os principais beneficiados.


As medidas constantes dos artigos referidos referidas á intenção de anular tudo o que é essencial para averiguar a verdade, podem levar á conclusão de que seria mais frontal e corajoso determinar, por lei, que qualquer «caso» em que fosse suspeito um político ou um seu protegido, deixaria de ser «caso» e ser arquivado, sem mais perda de tempo, com posterior destruição de todos os documentos entretanto elaborados e apensos aos autos!!!.

Se não se quer saber a verdade e deixar a Justiça funcionar, não se deve tentar iludir o povo com comissões parlamentares e «casos» judiciais. Os juízes e os deputados terão coisas a fazer com mais interesse e utilidade para o País.

4 comentários:

Pata Negra disse...

Acontece que, juízes e deputados, estão reféns deste rec rec e já não sabem fazer outra coisa! Não amigo, isto já não vai lá com actos contidos! É preciso encher a rua de gente séria para avaliarmos se estamos em maioria!´Não sei se estamos, é senso comum aceitar que esse tal Sócrates deve continuar no poder em nome da estabilidade política!
Um abraço estupefacto com racionalidades que me ultrapassam

A. João Soares disse...

Caro Pata Negra,

O vício e a manha estão muito arreigados. O povo demora a reagir e quando se decidir a vir para a rua, os resultados não serão melhores. muitos inocentes serão prejudicados e os vencedores serão outros tiranetes, mais ou menos semelhantes a estes.

Entretanto a penumbra da ausência de verdade gera e desenvolve a suspeição como se deduz do artigo PSD "mata" inquérito mas deixa suspeita sobre Sócrates.
A suspeita acumula-se e apresenta muita variedade de casos.

Um abraço
João
Sempre Jovens

A. João Soares disse...

Sobre esta questão confusa de defesa de interesses ocultos, vale a pena ver o artigo Procurador do 'Face Oculta' legitima uso das escutas.
Como podemos compreender as forças que actuam nas costas do povo? Onde está a transparência democrática de que se fala?

A. João Soares disse...

E assim funciona a Justiça na procura da verdade! Há filhos e enteados. Veja-se a notícia no Jornal de Notícias de hoje.
Escutas envolvendo José Sócrates já foram todas destruídas

João