domingo, 8 de novembro de 2009

Vinte regras para uma vida plena

Depois da Bíblia nos ensinar que a vida depende de nós, do suor do nosso rosto, das nossas acções do nosso mérito, como se vê, por exemplo da parábola dos talentos (Mateus 25,14-30; Lucas19, 11-28 e de o filósofo Grego ter dito «conhece-te a ti mesmo» surgiu mo início do século passado o pensador russo Guerderf a falar do auto-conhecimento e da importância de saber viver. Segundo ele, devemos definir o que queremos para nós em cada momento e ter a noção daquilo que é principal. Equivale de certo modo ao que consta em Pensar antes de decidir.

Como resumo, apresentou 20 regras de vida e dizem os especialistas que quem seguir metade destas regras já começou a aprender a viver com qualidade interior, a gerir a sua personalidade.

As 20 regras:

1. Faça pausas de 10 minutos a cada 2 horas de trabalho, ao longo do dia, e pense em si, analisando as suas atitudes.

2. Aprenda a dizer não sem se sentir culpado ou achar que magoou alguém. Querer agradar a todos é desgastante.

3. Planeie o seu dia, mas deixe sempre um espaço para o improviso, consciente que nem tudo depende de si.

4. Concentre-se em apenas numa tarefa de cada vez, para não se cansar desnecessariamente.

5. Esqueça-se, de uma vez por todas, que é imprescindível, por mais que isso lhe desagrade.

6. Abra mão de ser o responsável pelo prazer de todos.

7. Peça ajuda sempre que necessário, mas escolha as pessoas certas para o efeito.

8. Diferencie os problemas reais dos imaginários. Elimine estes últimos porque são pura perda de tempo e ocupam espaço necessário para coisas mais importantes.

9. Tire prazer de factos quotidianos como dormir, correr e tomar banho, sem achar, no entanto, que isso é o máximo a desejar na vida.

10. Não se envolva na ansiedade e tensão alheias de forma compulsiva. Faça uma pausa para depois tomar o diálogo ou a acção que se impõe.

11. Família não é você. Está junto de si, compõe o seu mundo mas não é a sua própria identidade.

12. Entenda que princípios e convicções fechadas podem ser um grande peso e o travão do movimento e da busca que pretenda incutir nas suas acções.

13. É sempre preciso ter alguém em quem se possa confiar abertamente num raio de 100 Kms. Não adianta se estiver mais longe.

14. Saiba a hora certa de sair de cena, de se retirar do palco, de deixar de ser o centro das atenções. Nunca perca o sentido da importância subtil de uma saída discreta.

15. Não queira saber se falam mal de si e nem se atormente com esse lixo mental, escute o que falaram bem, com reserva analítica, sem convencimentos e vaidades vãs.

16. Competir na vida a dois, é óptimo… para quem quer ficar esgotado e perder o melhor.

17. A rigidez é boa na pedra, não no homem. A ele cabe a firmeza, o que é muito diferente.

18. Uma hora de intenso prazer substitui com vantagem 3 horas de sono perdido. O prazer recompõe mais do que o sono. Logo, não perca a oportunidade de se divertir.

19. Nunca abandone estas 3 grandes e inabaláveis amigas: A Intuição; A Inocência; A Fé.

20. Você é o que fizer por SER!

Sem comentários: