quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Bancos com lucros de milhões

Apesar da crise FINANCEIRA global, em Portugal os Bancos lucraram 1403 milhões até Setembro. Isto foi conseguido com redução de custos e oneração de clientes.
À cabeça, o Santander Totta foi o banco que obteve lucros mais elevados, ascendendo estes a 399,3 milhões de euros (mais 0,3% que no período homólogo).

Mas, apesar disso, ainda querem mais lucros, pretendendo criar uma taxa para a utilização do cartão multibanco.

Já há mais de dois anos nos posts Cartão multibanco explora o cidadão e Banca cria lucros explorando os clientes se alertava para as manobras tendentes ao aumento de lucros à custa dos clientes.

O cartão Multibanco é um exemplo típico da face mais exploradora das técnicas de Marketing: primeiro «impingiram» o cartão aos clientes, quase os obrigando a aceitar, porque isso iria reduzir o pessoal de atendimento ao público (diminuição de pessoal igual a redução de custos); depois de as pessoas se habituarem às vantagens do cartão apareceu a anuidade e, entretanto, para dificultar a fuga para a alternativa do cheque, aumentaram o preço deste; agora que as pessoas já aceitam a anuidade como normal, querem a taxa de utilização. E fazem tudo isto baseados na memória curta das pessoas que esquecem que o cartão apareceu para benefício do banco ao reduzir o pessoal em serviço nas agências.

E enquanto os bancos se banqueteiam com lucros de muitos milhões, continua no País muita gente com fome, muitos que eram remediados vão à sopa dos pobres, envergonhadamente, para não morrerem por desnutrição.

Já que os políticos não encaram as dificuldades crescentes que desta forma são impostas ao povo (porque delas beneficiam como têm mostrado notícias da CGD, CCP, BPN, BPP, etc.), deve cada cidadão pensar serenamente como deixar de ser explorado de forma tão sistemática e sem escrúpulos, de forma tão imune e impune, no bom estilo dos parasitas mais sugadores.

2 comentários:

Luis disse...

Amigo João,
Como se sabe o núcleo duro do tal "clube Bidelberg" é constituido por banqueiros que dominam a maioria dos governantes do mundo inteiro. Assim sendo difícilmente se poderá contrariar estes "sugadores" dos dinheiros dos povos!
A própria crise deu-se por sua má gestão mas foi logo aproveitada por eles para "sugarem" ainda mais, em vez de procurarem corrigir esse erros.Há que estar alerta mas pouco mais poderemos fazer!
Um abraço.

A. João Soares disse...

Caro Luís,

Para defesa deles (!), temos que nos defender a nós próprios como clientes, não nos deixando asfixiar. Se nós desaparecermos, os coitados ficam sem vítimas a quem sugar o tutano.
O problema é tão complexo que, há pouco, a empregada que me serviu o almoço, depois de elogiar a minha sabedoria (!), coisas de marketing que deixam uma pessoa com os travões prontos a não nos deixarem escorregar, perguntou se deveria criar uma conta bancaria tipo PPR para o filho de 4 anos para ele poder levantar quando atingir a maioridade, ou se é mais seguro guardar o dinheiro em casa.
A senhora estava a ser franca e mostrou bem uma dúvida que não é só dela pois tenha ouvido semelhante receio a pessoas mais evoluídas e com mais posses.
Mas os banqueiros saberão usar de outros métodos mais eficazes se os actuais falharem, porque os lucros justificam nas suas mentes todos os golpes.
Precisam de lucros para se pagarem de prémios de produtividade e para distribuírem aos accionistas.

Abraço
João