quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Derrapagem da ponte Europa em Coimbra

Segundo notícia de hoje, a obra da ponte Europa sobre o Mondego, em Coimbra teve uma derrapagem de 288%, isto é, custou quase o quádruplo do preço previsto no orçamento (3,88 vezes). Perante a envolvência do caso Face Oculta, como é provável que não se trate de um caso isolado, surgem as perguntas:

- Como foi distribuído esse excesso de custo?
- O prejudicado foi Portugal, fomos todos nós, e quem foram os beneficiados?
- Em cada decisão imprevista quantas entidades foram bafejadas pelos presentes e atenções?
- E quem beneficiou para que o projecto inicial tivesse sido aprovado sem contar com os «pormenores» que foram aditados durante a construção?

Mas tudo isso está ao abrigo do «segredo» profissional, de justiça, bancário, de privacidade, etc. E, aberrantemente, os que nestes casos, mais defendem o «segredo» são os mesmos que noutros cenários tecem loas, em tom firme a querer ser convincente, à «transparência».

Decidam o que é que querem, porque transparência e segredo não podem casar-se, nem pelo «casamento» que querem por aí criar. Há que escolher: ou segredo ou transparência, com a certeza de que, sem esta, haverá sempre suspeita, dúvida, boatos, calúnias, que podem ofender eventuais políticos que estejam inocentes dos males de que hoje tanto se fala.

3 comentários:

Compadre Alentejano disse...

Qualquer obra pública tem uma empresa para fazer o acompanhamento e a fiscalizaçõa da obra. Mas, se essa empresa estiver feita com a empresa construtora...
E, às vezes, até são do mesmo proprietário...
Abraço
Compadre Alentejano

A. João Soares disse...

E depois das avaliações, se é preciso fazer uma obra não prevista, há um novo contrato a assinar, com a correspondente distribuição do ónus.

Abraço
João

Anónimo disse...

What's Taking place i am new to this, I stumbled upon this I have found It absolutely helpful and it has aided me out loads. I'm hoping
to contribute & aid different customers like its aided me.
Good job.

Feel free to visit my homepage: fast HSV 1 remedy