quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Método sensato na AR

Transcrição, seguida de Nota final.

O caminho certo...
Correio da Manhã. 06 Janeiro 2010. Por Eduardo Dâmaso, Director-Adjunto

Finalmente o Governo anunciou a intenção de negociar o Orçamento do Estado. Depois de apelos do Presidente da República e dos partidos da Oposição, em particular de Paulo Portas, que começou mais cedo do que todos os outros, os dados do jogo estão novamente lançados.

Lançou com que objectivo?

Mais um acto de dramatização política, para que o PS possa surgir como vítima aos olhos do eleitorado?

Mais uma instrumentalização política do Orçamento em vez de uma negociação que viabilize um mínimo de estabilidade política?

O jogo das condições, dos avanços e recuos, é absolutamente normal e faz parte dos elementos típicos de uma maioria relativa.

O que seria bom, mesmo muito bom, era que a eventual negociação do Orçamento servisse para alguma coisa.

Que se chegasse a algum lado na travagem da espiral de endividamento externo, desequilíbrio das contas públicas e de penalização da classe média que é cada vez mais inevitável.

Que se aproveitasse a precariedade da situação política para evidenciar o mais alto sentido de Estado, o que muito dignificaria o sistema partidário, concertando boas soluções que ajudem a economia do País a melhorar.

Para mais do mesmo – dramatizações inócuas e artificiais – não vale a pena. Por uma vez, que o bom caminho seja trilhado.

Eduardo Dâmaso, Director-Adjunto

NOTA: O mal parece não estar nas pessoas, mas no funcionamento do regime que lhes permite abusos contra os interesses nacionais e postergando o sentido de Estado para último plano. Já em 30 de Agosto de 2008 no post. «Reforma do regime é necessária e urgente» se sugeria um pacto de regime com um código de conduta assinado por todos os partidos em que fiquem bem claros princípios de comportamento dos governantes e das oposições, sem restringir as suas ideologias específicas, mas em decisões importantes para o furo do País, poderem chegar por consenso a soluções que sejam respeitadas pelos governos seguintes. Assim poderá ser obtida a convergência de recursos e esforços para a consecução dos objectivos nacionais.

As notícias de hoje parecem consonantes com essa sugestão, para o orçamento de Estado de 2010, mas será interessante para o futuro de Portugal, isto é, para as gerações dos nossos filhos e netos, que tal procedimento se torne um comportamento regular dos partidos representantes dos Portugueses na AR. Isto não deve significar que a opinião de um partido se imponha incondicionalmente às dos outros mas que das opiniões de todos saia uma solução mais adequada aos interesses nacionais.

2 comentários:

Luis disse...

Caro João,
Como sempre a tua nota final sintetiza tudo quanto se impõe dizer sobre o assunto em causa! Não me ocorre dizer algo mais a não ser reforçar as tuas sensatas palavras! A tua Luta pelo Bem de todos nós que se mantenha sempre forte como nesta intervenção!
Um abraço solidário.

A. João Soares disse...

Caro Luís,

É preciso ouvirem-se muitas vozes. O povo tem que acordar. Com a tradicional aceitação pelo povo de todas as vergastadas, as condições de vida não melhoram, antes se agravam porque os políticos abusarão cada vez mais, para benefício próprio.
Ah, o caso Berlusconi e os referidos no post Diálogo construtivo é desejável!!!.

Um abraço
João