segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Portugal precisa do esforço de todos os portugueses

Apesar dos inconvenientes de retirar umas frases de um texto completo, arrisco este extracto do artigo de João César das Neves, «Portugal desanimado», mas deixo o link para os interessados poderem facilmente ler todo o artigo que bem merece ser lido e meditado.

(…) O nosso sarcasmo e desilusão é simples mediocridade. Queixamo-nos dos políticos que são patéticos. É bom não imitarmos a sua indignidade.

Porque o problema de Portugal não se revolve nas leis e no Parlamento. A dificuldade não está no Orçamento e portarias. A solução não passa pelos programas ministeriais e debates partidários. É através da acção diária de 10 milhões de pessoas, cada uma a tentar melhorar a vida, que o País avança. Não fazendo coisas espantosas, mas simplesmente tratando da vida. Os trabalhadores trabalhando e os desempregados procurando emprego; os empresários criando negócios e os consumidores comprando produtos; os funcionários cumprindo o seu dever e as famílias crescendo. Todos enfrentando os obstáculos que os políticos criam. A vida não se resolve na política; resolve-se na vida. Se os políticos não estragarem, já não é mau.

O nosso único erro foi acreditar quando os dirigentes disseram que iam resolver tudo. Os nossos responsáveis são maus e não cumprem. (…)

Precisa de trabalhar em vez de se endividar; de empreender em vez de reivindicar; de poupar e investir em vez de esperar do Governo. O único real obstáculo é o desânimo. (…)

2 comentários:

Luis disse...

Caro João,
Como deves ter reparado achei este post tão interessante que o levei para a Tulha.
Um abraço amigo.

A. João Soares disse...

Amigo Luís,

Esta opinião não traz nada de novo ao que costumamos publicar no Sempre Jovens e aqui. Mas é preciso repetir até que as pessoas se convençam de que Portugal somos nós e não devemos ficar à espera que os outros regenerem o nosso País e o venham colocar no nosso prato.
Cada um no seu sector deve procurar a perfeição, a excelência, com honestidade e seriedade de que ele e os seus vindouros serão beneficiados.

Abraço
João