segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Como arranjar currículo?

Há pessoas que detectam todo o saber e qualidades pessoais dos outros «em menos de um fósforo», mas eu sou mais lento e fiquei surpreendido com o meu amigo António já aqui referido várias vezes. Ontem, domingo tive o prazer de passar algum tempo com ele em amena cavaqueira sobre aspectos da vida actual, do País e do Mundo.

A dada altura, nem me lembro a que pretexto, disse-me que um amigo lhe contou que um primo relacionado com pessoas de grande poder de influência precisava de empregar uma filha num serviço público, ou empresa pública, em lugar muito bem remunerado, mas a moça tinha feito a licenciatura numa dessas universidades, tipo grandes oportunidades, daquelas que têm má fama e arriscam-se a fechar como já aconteceu a outras muito badaladas, e depois de se formar não fez nada. Nada tinha de currículo!

Falou no caso a um amigo muito bem colocado na pirâmide dos tachos e obteve a resposta de que seria difícil, porque para o lugar haveria muitos políticos a querer encaixar familiares e amigos e que, sem currículo, seria quase impossível conseguir ser admitida. Mas iria ver o que se podia arranjar.

Palavras simpáticas a funcionar e, passados dias, lá veio a solução: o amigo conseguiu que num momento se construísse um currículo de fazer inveja a qualquer jovem licenciada mesmo que tivesse a competência da Mónica Lewinsky.

Ao chegar a este ponto exclamei: Oh António, isso cheira a fantasia de pura ficção. E ele respondeu que estava a contar tal como a ouviu. E disse que num belo dia foram para o Diário do Governo (agora teria outro nome) dois despachos, um a contratar a menina Manuela para secretária pessoal dessa entidade a partir de uma segunda-feira e o outro a exonerá-la a seu pedido a contar da sexta-feira seguinte e aproveitava para declarar que nesses quatro dias ela evidenciou excelsas qualidades pessoais e profissionais e desempenhou as funções com inexcedível dedicação, competência e lealdade.

Menina muito prendada que, em tão poucos dias, tão bem se adaptou ao serviço e soube mostrar todos os seus talentos. E o seu extraordinário chefe teve a perspicácia de avaliar tudo isso e ir ao âmago das suas excelsas qualidades pessoais. Puramente fantástico!

E com tal currículo, ela foi admitida ao importante cargo que pretendia.

Coisas destas só em contos de fadas ou moiras de encantar, e mostrei ao António que podia ir contar essa história a outro porque eu não a engolia.

Mas, quando cheguei a casa deparei, com muito espanto, com esta imagem em anexo a um e-mail e fiquei com a impressão que o António não é aquela pessoa simples e cinzenta que aparenta e deve andar metido nos segredos dos deuses.

17 comentários:

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Querido amigo João,

E ficou o meu amigo a pensar que o António lhe estava a espetar uma peta???

Tudo funciona assim agora neste país, agora significa já há alguns anos.
Sabe que eu curiosamente, segundo alguns empregadores tenho um curriculum impressionante (dito pelo mesmos), não entro em lado nenhum...porquê???
Não sou mais uma bela e jovem donzela...mas principalmente não tenho padrinhos.

Tenho andada metida na Câmara de Cerveira, como sabe. Dó se vêem modelos autênticos naqueles corredores, caras lindas, corpos esbeltos e vestidas como rainhas.
Curiosamente a esposa do Sr Presidente também lá está, no Gabinete de Apoio à Presidência, mas escondida lá num gabinete sozinha, a fazer que faz.

É para o que está, só dá para os da panela, para esses forja-se tudo.

Beijinhos

A. João Soares disse...

Querida Amiga Ná,

Afinal, como muito bem diz, não é o amigo António que é génio, sou eu que não passo de um ingénuo ignorante, provinciano das berças.
Fico espantado com estas coisas como boi a olhar para palácio!!!
Mesmo, esta minha linguagem é própria de labrego, pastor de cabras, como muito bem digo aqui.
Valha-nos Deus!!!

Beijos
João

Bmonteiro disse...

Quando fui leitor das Seleções, verifiquei que os seus funcionários eram impedidos de concorrer nos concursos levados a cabo pela revista. Quetão de princípio?
Por aqui, vale tudo, nomeadamente a bem da produtividade, de que 'eles' tanto falam:
Soube há dias da existência de um novo 'comandante' da NAV (Navegação Aérea):
a) Recolhido da empresa (Net):
A NAV Portugal orgulha-se de ter sido distinguida ... pelas suas abordagens inovadoras em matéria de prevenção de riscos psico-sociais e stress no local de trabalho, a NAV Portugal foi galardoada com um prémio que a distingue pelo programa CISM - Critical Incident Stress Management.
... Já em 2007, no âmbito da 5ª Edição do Prémio de Boas Práticas no "Sector Público" promovido pela Deloitte, em parceria com o Diário Económico, e com a colaboração do INA – Instituto Nacional de Administração, FLAD – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e da SIC Notícias, a "NAV Portugal, E.P.E"...
B) Vejo por aqui a designação de NAV Portugal, EPE, seja o que isto for.
Quanto ao novo 'comandante': um camarada que me dizem ter vindo de onde?
Da administração de uma empresa de águas da Lusitânia.
"Bmonteiro"

A. João Soares disse...

Caro B Monteiro,

As coisas parecem muito mais complicadas do que o amigo António imaginava. Certamente, ele não se referia a este caso mas a outro mais simples. Recebi há pouco por e-mail esta quantidade de dados:

A Paula Alexandre PULA

Por despacho de 16 de Março de 2005 do presidente do Grupo Parlamentar do Partido
Socialista:
Sai do cargo de assistente parlamentar de nível III deste Grupo Parlamentar, com efeitos a partir do dia 12 de Março de 2005.

Na mesma data sai em Diário da República 8232/2005 2ª série a nomeação, para secretária pessoal do gabinete de José Sócrates.

A 12 de Agosto no Aviso 7238/2005 na lista de classificação final do concurso externo de ingresso para técnicos economistas estagiários, da carreira de técnico economista, área de fiscalização tributária, não é classificada por ter faltado à prova.

Na listagem da Direcção geral da administração e do emprego público, publicada em 11 de Dezembro de 2008 com a classificação final do concurso externo de admissão a estágio para ingresso na carreira técnica superior, não é classificada por não ter comparecido à prova de conhecimentos gerais.

Em Diário da República, 2.ª série — N.º 235 — 4 de Dezembro de 2009
É nomeada para exercer as funções de secretária pessoal do Gabinete, de José Sócrates em regime de comissão de serviço.
Este despacho produz efeitos a 26 de Outubro de 2009.
É exonerada a seu pedido por despacho que produz efeitos a 30 de Outubro de 2009.

Em despacho de 31 de Outubro de 2009, é nomeada em comissão de serviço, para exercer funções como secretária pessoal do
Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, José Manuel Gouveia Almeida Ribeiro.

Paula, Pula, pula, mas nos concursos públicos a que concorre não é admitida
.

Deve ter «excelentes qualidades pessoais», como diz o despacho de exoneração!!!

Por pior que se imagine ficamos sempre mais benévolos do que a realidade.

Um abraço
João

Anónimo disse...

Sem comentários...
A minha alma tá parva...

A. João Soares disse...

Caro André Miguel,

Em cada curva da estrada a paisagem é diferente. Mas nestas coisas tudo continua mais ou menos na mesma com a diferença que o cheiro é cada vez mais enjoativo.
Ela já PULA desde Março de 2005, há quase cinco anos, graças às suas excelentes qualidades pessoais!!!

Um abraço
João

Beezzblogger disse...

Caro amigo, isto é aquilo em que eu falo muitas vezes... Eu bem queria dizer bem deles, e ter uma coisa boa a apontar, virtudes, boas acções, enfim... Dizer de minha justiça, que eles não fazem mais pelo país porque a crise não deixa, que este mundo está mal, MAS ESTES CRÁPULAS NÃO DEIXAM!!!!

Desculpe-me a parte final, mas com tamanha pantominice junta, sou obrigado a desabafar.

Um grande e forte abraço amigo A João Soares.

@Beezz
Carlos Rocha

Luis disse...

Caríssimo Amigo João,
Este caso foi agora descoberto, mas outros há que são do mesmo jaez e que estão encobertos! Como é dito na "giria" o que é preciso é ter "cartão do partido" e isto é válido para todos os partidos no poder! Por isso há quem tenha diversas filiações para se ir servindo dessa forma!!! Quem tenha "pachorra" de andar a ler o Diário da República descobre muitos casos destes... Não há vergonha! Já têm passado mais e-mails com casos semelhantes!
Não estranhes portanto não é caso virgem! Foi a filha do Presidente Sampaio, a filha do Embaixador Cruz, etc., etc.!
Um abraço amigo.

pvnam disse...

«.........mini-spam.........»
SEPARATISMO NA EUROPA
Todos Diferentes! Todos Iguais!
{TODOS os povos - quer os de maior, quer os de menor, rendimento demográfico - devem possuir o Direito de ter o SEU espaço no planeta}


-----> De um lado, temos PREDADORES INSACIÁVEIS (os islâmicos e não só) numa corrida demográfica pelo controlo de novos territórios....
-----> De outro lado, temos pessoal que quer é curtir... «as chatices que envolvem a sobrevivência duma Identidade... são coisas de parvos que não sabem gozar a vida»... e que adoptam uma bandalheira inqualificável na procura de negociatas-fáceis - (a maioria) os europeus:
-> não se preocupam em construir uma SOCIEDADE SUSTENTÁVEL [nota: há que pagar os custos de renovação demográfica necessários até... se alcançar a média de 2.1 filhos por mulher]...
-> vendem o património público que herdaram...
-> deixam dívidas para quem vier a seguir que pague...
-> querem reformas antecipadas e, como não constituem uma sociedade sustentável,... lá irão ser os imigrantes, e seus filhos, que irão suportar essa dívida...
-> etc
-----»»»»» Resumindo e concluindo: antes que seja tarde demais, há que mobilizar aquela minoria de europeus que possui disponibilidade emocional para abraçar um projecto de Luta pela Sobrevivência... SEPARATISMO-50-50... e coligação contra o inimigo comum: os predadores insaciáveis...



ANEXO
-> É preciso abrir os olhos!
-> Ao contrário da colonização europeia nas Américas... os islâmicos (entre outros) são uns PREDADORES INSACIÁVEIS... logo, na Europa nunca irão existir reservas para os nativos!
-> A 'lavagem cerebral' dos media não explica tudo... e com o seu discurso de desresponsabilização e branqueamento dos negociatas-fáceis... e de... «fuga para a frente a caminho da implosão»... os PNR's (e afins) são uns idiotas úteis ao serviço (por exemplo) dos islâmicos...

A. João Soares disse...

Caro Carlos Rocha,

Eu também procuro alimentar optimismo e esperança no futuro, mas estes tipos deitam-me cada balde de água gelada que me deixa sem jeito.
Este caso igual a muitos outros que devem ser publicitados não podem ser ignorados para ver se acabam por ter vergonha.
Em vez de servirem o País, exploram quanto podem em favor de incompetentes, e fazem-no sem ponta de escrúpulos.
Precisamos de um pesticida, que acabe com estes parasitas.

Um abraço
João

A. João Soares disse...

Amigo Luís,

Como dizes, há muitos casos e os partidos são iguais na exploração do erário público em benefício das sanguessugas. O fabrico de miniaturas dos Jerónimos é capaz de ser pequeno para as necessidades quando começar a moralização do País.

Um abraço
João

Anónimo disse...

Há dias circulou na Net cópia do DR com as nomeações do novo MDN, assessores e secretárias.
Se não estou em erro, o gabinete do MD conta com três secretárias.
Quando na PR, anos oitenta, o gabinete do PR contava com duas.
A bem do emprego.
Bmonteiro

A. João Soares disse...

Caro B Monteiro,

Compreendo qe o amigo terá dificuldade em compreender a filosofia dos actuais políticos: Detestam os militares e mas querem imitar pormenores da estrutura armada em que um sargento tem 10 subordinados, um oficial subalterno tem 30, um capitão mais de 100 e assim por aí acima. Logo Sua Exª o ministro não pode ter menos de uma dúzia de aduladores no seu gabinete!!!
E, poor outro lado essa política serve para dar recompensas aos yesmen que os cercam e apoiam em qualquer asneira. do currículo a quem não tem mérito para porteiro, mas que assim poderão chegar a altos cargos e viver lautamente à custa do orçamento.
Estas palavras não são exageradas, como se verifica olhando para a degradação progressiva do País apesar de tanto crâneo bem pago a apoiar o Governo, apresentando «boas» propostas e sugestíoes para «sensatas» decisões.

Como diz, «a bem do emprego» dos boys.

Um abraço
João

ALG disse...

Caro A. João Soares,

Infelizmente, todo este processo de "arranjar" currículos começa nos lugares de topo... e o resto da maralha alinha pela direita!
Pense-se no cidadão que agora está 1º ministro e no seu amigo Vara, metidos naquela trapalhada da Independente, para serem uma espécie de engenheiro e doutor, respectivamente! Por isso não admira que esses "excelentes" exemplos sejam seguidos.
Acrescente-se que a estes estratagemas e artimanhas, ainda são acrescentadas, condecorações pelos serviços prestados à Pátria, como são exemplo, a de hoje, de um cidadão exemplar de seu nome Pedro Santana Lopes e de um tal de Guterres, este num dia 10 de Junho, pasme-se!
Perante isto... batatas!

Cumprimentos

A. João Soares disse...

Caro ALG,

Não se pode confiar em nada. A fruta que pode parecer boa acaba por se mostrar bichada.´Quem fala em fruta, fala em políticos e não só!

Um abraço
João

Fernando Vouga disse...

Caro João Soares

Acabei de tentar uma visita ao seu "Do Mirante" e verifiquei que o blogue foi removido. O que se passa?
Será mais um caso de "lápis azul"?

Um abraço

A. João Soares disse...

Caro Vouga,

A essa hora não estava em casa e, quando cheguei, estava tudo normal.
Foi algo que aconteceu com origem em estranhos. Tudo é possível e já nada me causa estranheza.

Um abraço
João