quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Dica para jovens e desempregados

Depois de aqui ter deixado posts destinados a reflexão por parte de jovens e desempregados, com vista a segurar o seu futuro e a contribuir para a recuperação da economia nacional e redução da dívida pública, não podia deixar em claro esta dica do ministro Vieira Da Silva, segundo o artigo do Jornal de Notícias a seguir transcrito:

Empreendedorismo: Sectores energético, florestal e turístico têm maiores possibilidades de sucesso - Vieira da Silva
Jornal de Notícias 13 de Janeiro de 2010

Porto, 13 Jan (Lusa) - O ministro da Economia elegeu hoje os sectores energético, florestal e turístico como os que têm maiores oportunidades de sucesso, considerando que os empreendedores têm que ter grande capacidade de adaptação.

"Julgo que quem se lança nesta aventura de criar riqueza deve ter a noção de que as oportunidades de sucesso não são idênticas em todas as actividades", afirmou Vieira da Silva, que considerou que "os sectores energético, florestal e turística têm elevada potencialidade".

O ministro da Economia, que participava na Conferência Nacional do Empreendedorismo, disse que "em tempos o que importava era a qualidade da ideia, mas hoje tem que se ter boas ideias em sectores com maior capacidade de inovação".

2 comentários:

Luis disse...

Caro João,
Fizeste bem em realçar esta notícia pois a Juventude precisa de janelas abertas ao futuro para ter esperança!
Estas três vertentes agora apontadas parecem ser boas e com futuro! Há que aproveitá-las!
Um abraço amigo.

A. João Soares disse...

Caro Luís,

Mas mesmo assim, as coisas não são fáceis, exigem suor - trabalho e dedicação. A rentabilidade é pequena se não houver boa preparação, investimento, inovação e dimensão, porque é preciso competir com empresas já instaladas.
Saber avaliar as circunstâncias, ter amor ao risco calculado, saber fazer contas é essencial, tal como não ser demasiado ambicioso. Há casos de sucesso mo Alentejo e Algarve de casais alemães e ingleses. Baseei-me num caso desses quando escrevi Um dia como os outros.
Mas uma coisa é certa. Na situação desemprego que agora existe, os desempregados, principalmente os jovens têm que ter iniciativa e imaginação e não ficarem à sombra à espera do subsídio.

Um abraço
João