segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Cascais dá um exemplo louvável

Se a ociosidade é mãe de todos os vícios, é bom dar emprego a jovens e criar neles o sentido da utilidade e da responsabilidade, tornando-os adultos conscientes dos seus deveres, numa época em que estes são esquecidos e só se fala de direitos.

Dentro desta ideia o Centro Comunitário da Boa Nova, que apoia maioritariamente a população do antigo bairro de barracas Fim do Mundo, no Estoril, está a ajudar a criar várias pequenas empresas que prestam serviços à comunidade, criando postos de trabalho.

Todos os dias, o centro comunitário presta apoio a mais de 700 pessoas. E, além de um colégio privado, que oferece formação entre o 1.º e o 6.º anos, já estão constituídas empresas nos ramos de farmácia, florista, "take away", lavandaria e serviços de manutenção - como carpintaria e oficina de pequenos arranjos - e uma empresa de limpeza, projectos empresariais que nasceram no seio do Complexo da Senhora da Boa Nova, erguido nos terrenos em tempos ocupados pelo bairro de barracas do Fim do Mundo.

Na oficina social, recuperam-se móveis, fazem-se arranjos, mudanças, pinturas, trabalhos de carpintaria e limpeza de jardins e piscinas.

Para saber mais pormenores convém abrir o link e ler a notícia. Quem residir perto do Estoril deve recorrer a estes serviços que contribuem para efeitos sociais de elevado mérito. Seria desejável que destes jovens trabalhadores surgissem pequenos empresários e iniciassem uma vida de sucesso. Merecem ter a compensação de enveredarem por um caminho de virtude em vez de se abandonarem a loucuras da juventude de que os jornais falam todos os dias. As sementes atiradas à terra pelo Centro hão-de florir e frutificar com muito êxito e servir de exemplo para outras partes do País.

2 comentários:

Luis disse...

Caríssimo João,
Que lufada de ar puro recebi ao ler este teu post. Isto depois de ler o cinzeiro que "eles" querem fazer na AR é realmente regenerador!
Desejo a melhor sorte a todos que estão empenhados nesta obra tão boa para a Sociedade! Ocupa as pessoas, dá-lhes armas para vencerem na Vida e retira-os da rua e dos vicios!
Vou levar para a Tulha.
Um grande e amigo abraço.

A. João Soares disse...

Caro Amigo Luís,

Fazes uma síntese muito boa dos benefícios dest iniciativa. Portugal precisa de muitas obras de apoio social deste género. São muito mais eficientes em resultados do que os subsídios viciantes que os governantes distribuem descontroladamente.
Mas dos políticos que temos não se pode esperar melhor!!!
Então sejam as pessoas que ousem suprir as deficiências dos incompetentes que deviam ser «autoridade». É bom que por cá se evidenciem muitas pessoas como a nossa com+atriota Maria Conceição referida no post Na peugada de Madre Teresa de Calcutá!!!.
Os portugueses, principalmente os mais jovens, precisam de apoio e estímulo.

Um abraço
João