Transcrição:
Executive Digest, Terça-feira, Fevereiro 23, 2010
As cidades de Guimarães e de Santa Maria da Feira acolheram, nas manhãs de 13 e 16 deste mês, respectivamente, as limpezas-piloto do projecto “Limpar Portugal”, onde mais de 50 voluntários removeram quase 20 toneladas de lixo depositado em espaços verdes.
Só em Guimarães, no monte Aldão, foram removidas e submetidas a triagem 16 toneladas de lixo com a ajuda de uma retroescavadora, um camião compactador e dois camiões pesados de caixa aberta disponibilizados pela Câmara Municipal.
Nesta acção experimental participaram mais de 30 voluntários, entre os quais esteve a Presidente de Junta de Freguesia de Aldão, Conceição Castro.
O Concelho de Guimarães já possui 360 voluntários registados no portal do”Limpar Portugal”, os quais querem ajudar a limpar as áreas florestais no próximo dia 20 de Março.
Para a coordenação concelhia da iniciativa este número deverá aumentar exponencialmente no grande dia, sendo esperadas cerca de 5 mil pessoas dispostas a contribuir para a remoção do lixo no concelho.
Em Santa Maria da Feira, cerca de 20 voluntários ajudaram a tratar uma lixeira de média dimensão no dia de Carnaval, conseguindo remover 3,5 toneladas de diversos tipos de lixo, separados no local, em cerca de 4 horas.
“Estes ensaios vêm afinar o planeamento logístico e a orientação do trabalho voluntário de cidadãos que irão varrer a paisagem e a floresta portuguesa de lixeiras ilegais no grande “Dia da Limpeza”, refere Paulo Pimentel Torres, da coordenação nacional da iniciativa.
O Projecto Limpar Portugal nasceu da iniciativa de três amigos, que constituíram um movimento cívico que pretende, através da participação voluntária de particulares e entidades públicas, remover todo o lixo depositado ilegalmente nos espaços verdes nacionais no próximo dia 20 de Março.
A um mês do dia “L”, o projecto conta já com 30 mil cidadãos voluntários, para além do Governo, da Igreja católica e de várias escolas, universidades, grupos de escuteiros e autarquias, entre outras instituições públicas e privadas.
Para mais informações e fotografias: www.limparportugal.org
NOTA: O bom povo português está consciente da necessidade de preservar o ambiente, de respeitar a Natureza, e propõe-se activamente corrigir ERROS COMETIDOS NEGLIGENTEMENTE E IMPUNEMENTE PELOS AUTARCAS INCOMPETENTES.
El País
Há 2 horas
2 comentários:
Caro João,
Realmente o País está muito porco, anda lixo por todo o lado. Espero que a Limpeza chegue aos políticos tambèm...
Um abraço amigo.
Amigo Luís,
Não convém misturar os assuntos. Há um princípio muito importante, o da concentração de esforços, porque ele permite obter mais eficiência na conquista de um objectivo. Cada coisa por sua vez e com a máxima concentração e a toda a força.
A tua frase parece estar influenciada pela infantilidade dos nossos políticos que cometem vários erros:
- não estabelecem uma lista de acções a desenvolver coerente e coordenadamente para um objectivo;
- não definem prioridades entre as várias tarefas que estão projectadas, para fazerem um programa de trabalho consistente;
- não se concentram numa actividade, de cada vez, de forma a que ela beneficie da maior parte dos recursos disponíveis;
- dispersam-se por marginalidades e insignificâncias, que têm por resultado o enfraquecimento das tarefas prioritárias, desviando delas o esforço de que elas deviam beneficia;
- Desperdiçam tempo de palavra e de reflexão com tais marginalidades, perdendo também credibilidade e criando um vício de ociosidade e divertimento ao lado de grandes problemas que jazem adormecidos na estaca zero.
E muitas mais alíneas se poderiam acrescentar, para pintar de forma mais completa a tela que define a incompetência dos políticos, bem justificada por José Luís Seixas no artigo Bons rapazes.
Um abraço
João
Enviar um comentário