quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Fogos florestais inevitáveis???

As notícias, embora menos abundantes, por não serem «politicamente correctas» e por os órgãos da Comunicação Social estarem mais domesticados pelo Governo, não deixam de ser preocupantes e contradizem as esperanças em que os discursos dos governantes do MAI nos quiseram fazer acreditar. Segundo notícia do DN, do início do ano até agora, a área ardida é superior à de igual período do ano anterior em 2000 (dois mil) hectares. Para quem não tem a noção do que é um hectare, esta área corresponde a dois mil campos de futebol ardidos a mais que em 2007.

Significa que, apesar dos lindos discursos de esperança, nada melhorou, e até piorou. As medidas devem ser avaliadas pelos resultados obtidos e não pelo tom de voz com que foram anunciadas. Neste sector, como em muitos outros, temos de concluir que estamos muito mal governados!

Este tema tem aqui ocupado muito espaço como se vê pela seguinte lista de posts publicados.

-Florestas continuam a arder
-Conhecer a floresta para a amar e preservar
-Fogos florestais a horário
-Fogos florestais continuam, apesar do MAI…
-Bombeiros bem ou mal equipados?
-Os fogos florestais continuam
-Fogos florestais. Propaganda e desleixo???
-Não há senso!
-Fogos florestais, sem prevenção eficaz
-Fogos florestais. Helicópteros. Pilotos

4 comentários:

Pata Negra disse...

Concordemos que a comunicação social não faça espectáculo diário - afrodisíaco para os piromaníacos - da desgraça dos povos do interior que só são televisão quando há desgraça. Mas, pelo que topamos do assunto notícia, a desgraça que continua a queimar o país, só não é mediatizada, porque a mão de Sócrates desligou o jornalismo do regime no que toca a fogos.
Por aqui todos os dias há fogos. Já pouco há para arder. O tempo está frio. Mas vai ardendo... Já ardeu mais do que o ano passado. Arde um caixote do lixo em Lisboa e a TV faz reportagem de 24 horas.
Há aqui qualquer coisa que não bate certo! Que as aldeias nunca sejam notícia! Que a desgraça nunca seja notícia! Mas que isso não faça parte da política!
Um abraço com o governo

A. João Soares disse...

Caro Pata Negra,
E, apesar da propaganda e do muito que gasta, certamente mal utilizado, os fogos continuam como diz. Haver ou não publicidade é indiferente, embora não havendo, sirva de menos incentivo para os pirómanos. O que preocupa é a incapacidade de toda a estrutura, para reduzir de forma visível esta catástrofe que aflige o nosso interior.
O que pensarão realmente, no seu silêncio nocturno, os governantes?
Abraço
João

ANTONIO DELGADO disse...

Televisao nao vejo e na casa onde estou é "animal domestico" que nao possuo...só mesmo quando vou a um restaurante jantar ou almoçar tenho algum momento de ebriedade da ebriedade televisiva...infelizmente obrigado! Jornais esses leio-os e de verdade que muito pouco tenho visto sobre fogos. Será que nao existem ou haverá censura para que se diga que os responsáveis da area sao muito competentes? Ou será ainda por medo às classificaçoes do Sobe e Desce dos jornais e que dao sempre as piores para o MAI e seus representantes?

Um abraço
António

A. João Soares disse...

Caro António,
O que é muito grave é que este ano, a semelhança de anos anteriores, foi feita tanta propaganda de medidas de prevenção e combate aos fogos florestais, que era de pensarmos que o problema tinha sido seriamente estudado, decididas as melhores doutrinas e soluções, feito um bom planeamento de utilização de meios, uma boa organização da estrutura, por forma a obter boas realizações devidamente controladas e bons resultados.
M;as quem assim pensou, ficou frustrado com os resultados piores do que no ano anterior embora a meteorologia tivesse sido este Verão mais benigna.
E, possivelmente, o povo nem repara nestas aldrabices e não decidirá o seu voto em conformidade com estas realidades.
Abraço
João