sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Lei da oferta e da procura

Na economia de mercado, os preços resultam da lei da oferta e da procura, o que dá ao consumidor um papel importante nos aumentos ou reduções dos preços dos produtos de maior consumo. Mesmo quando funciona a especulação, ela utiliza esta lei, criando situações de oferta ou procura, menos realistas mas cuja aparência tem de ser credível aos olhos do mercado.

O petróleo aumentou devido a notícias que embora em parte reais foram artificialmente orquestradas e ampliadas para fins de especulação. Os consumidores reagiram racionalmente reduzindo os consumos, através de maior racionalidade na utilização da energia e no aproveitamento e desenvolvimento de energias alternativas. Os produtores e distribuidores de produtos derivados o petróleo sentiram a redução do consumo e, segundo a lei da oferta e da procura, não tardaram a baixar o preço do petróleo (ver aqui).

Convém não esquecer esta lição e aplicá-la a cada passo da nossa vida de consumidores. O consumidor, o cliente, tem muita força da vida económica, escolhendo os produtos que mais lhe interessam em qualidade e preço, no fornecedor menos explorador e mais eficiente, adaptando os seus hábitos de consumo conforme a conjuntura de modo a defender o seu poder de compra e dando o devido valor ao seu dinheiro.

Isto resulta mesmo com o império do petróleo!

2 comentários:

Anónimo disse...

A minha opinião sobre o preço do petróleo é que foi um teste do grupo de Bilderberg aos pilares da economia mundial.

A. João Soares disse...

A.P.,
Pode muito bem ter sido. Mas o consumidor deu um pequeno sinal do seu poder. Será bom que as pessoas despertem da letargia em que as querem encerrar e mostrem que o poder está nas suas mãos.
Só que esse poder popular exige alguma organização para ter alguma eficiência mas as autoridades nacionais, sob pressão do Clube Bilderberg, impedem por todos os meios que o povo se organize. Começa pelas autarquias: logo que um autarca mostra que sabe e quer pensar, o seu partido dificulta-lhe a vida e não o propõe para as eleições seguintes.
Frequentemente vêem notícias de desaguisados desse género.
Um abraço
A. João Soares