sábado, 15 de setembro de 2007

Ministro da saúde agraciado pela sua eficiência!!!

Em 2006, Luís Gomes (PSD), presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António celebrou um acordo de geminação com os responsáveis municipais de Playa - cidade-satélite de Havana, República de Cuba, que tornou Vila Real de Santo António e Playa povoações "irmãs", e ao abrigo do qual o município algarvio transfere todos os anos, até 2009, uma verba de 50 mil euros destinada à recuperação de equipamentos sociais nas áreas da saúde, educação, cultura e desporto. Em contrapartida, as autoridades sanitárias cubanas prestam assistência aos habitantes de Vila Real de Santo António.

Ontem regressaram de Havana os primeiros dez residentes no concelho de Vila Real de Santo António que receberam tratamento médico oftalmológico nos termos do acordo estabelecido.

Segundo Luís Gomes, que acompanhou este primeiro grupo, foi feita uma triagem no concelho e detectadas sobretudo carências no campo oftalmológico, com pelo menos 150 pessoas em lista de espera para intervenções cirúrgicas. Algumas dessas pessoas aguardavam operação há seis ou sete anos, sem que o Serviço Nacional de Saúde lhes desse resposta e sem terem meios para se tratarem em clínicas privadas,

O presidente da autarquia, do PSD, diz que não confunde a solidariedade internacional com questões ideológicas, e desdobra-se em elogios ao panorama hospitalar na ilha comunista. Diz que os doentes estiveram num hotel transformado em hospital, com todas as condições. «Tomaram os nossos hospitais terem esta qualidade», sublinhou Luís Gomes, enaltecendo os "grandes especialistas" da medicina cubana. Nove dos dez algarvios estão em recuperação, apenas num caso a perda de visão era irreversível.

O município continuará a enviar doentes a Cuba. No próximo dia 22 partem mais 14 pessoas também para tratamento oftalmológico. E, num futuro próximo, esta cooperação poderá estender-se às áreas da recuperação neurofisiológica e dermatologia.

Sem comentários: