quarta-feira, 27 de junho de 2007

Política durante a presidência da UE

Nenhum português bem intencionado terá dúvidas em desejar que a presidência portuguesa da União Europeia tenha sucesso e prestigie o País. Para ser alcançado esse resultado, terá de haver um esforço de cooperação de todos os partidos políticos e organizações sociais no sentido nas posições a serem tomadas pelo Governo este evite imperfeições mais ou menos graves. A preparação das decisões deve assentar em estudos cuidados e na consulta dos parceiros políticos e sociais a fim de saírem com elevado grau de excelência. Há que evitar a repetição de erros devidos a arrogância, teimosia («jamais») e vindas a público de decisões que, devido á sua inadequação, suscitam controvérsia e acabam por originar recuos.

O consenso necessário não pode ser interpretado como um cheque em branco entregue nas mãos do Governo; terá que ser conquistado com o diálogo, em que são limadas arestas e obtida a concordância ou, no mínimo, evitada a discordância paralisante.

A tarefa do Governo não vai ser fácil, por se tratar de um semestre em que metade do tempo vai ser vivido em regime de férias, com o calor entediante, e a tentação do «trabalho» na posição horizontal, para o bronze. São três meses em que pouco pode esperar-se de muito positivo. Daí, a necessária acção motivadora e estimulante dirigida a todos os intervenientes nas tarefas governativas.

Mas, envolvendo tudo isso, uma lição deveria ser aprendida pelos políticos, durante estes seis meses de frequentes contactos com os seus congéneres europeus, principalmente o dos países que recentemente deram um notável salto em frente no sentido do desenvolvimento. Com esses, muito se deve aprender de positivo. O seu exemplo merece ser devidamente analisado, adequado ao nosso caso e aplicado com um são critério. Oxalá não venha a ocorrer o contrário, como tem sido hábito, em que se importam as soluções que já provaram ser desajustadas às finalidades construtivas de que necessitamos.

2 comentários:

PintoRibeiro disse...

Pois. Mas não se augura nada de bom.
Abraço,

A. João Soares disse...

Caro Pinto Ribeiro,
Em Portugal começa a haver pessoas com coragem para analisar a situação frontalmente sem subterfúgios.
Este meu texto não se refere à classe trabalhadora que, cada vez está mais explorada e escravizada pelo Poder que lhe saca mais impostos e lhe impões mais sacrifícios. A alusão ao bronze refere-se aos elementos da «classe» política que só pensam no laser e em gozarem da melhor maneira e no maior grau as vantagens da posição que conquistaram com muito «mérito» e «competência»!!!
Sem dúvida que o País não pode parar durante seis meses. E o povo não deve continuar adormecido. O desenvolvimento de Portugal que tem sofrido sucessivos adiamentos por incompetência daqueles que têm o dever de o incentivar, tem de arrancar, antes que se torne um mal irremediável. Os actuais políticos não devem aceitar tornar-se responsáveis, tal como aconteceu com os anteriores, por o País morrer de doença prolongada.
Há que aplicar a terapia adequada com o máximo de rapidez, enquanto é tempo.
É preciso analisar esta situação dramática de forma clara e com poucas palavras. As pessoas de boa fé devem abrir os olhos e «chamar o nome aos bois», não ocultando as verdades com meias palavras que nada esclarecem.
Parece que nenhum português isento e livre discordará disto.
Os partidos, em vez de se gladiarem à conquista do poleiro, devem conjugar esforços para desenvolver as condições de vida das populações. Nisso, devem mostrar que são melhores do que o rival, que têm capacidade para fazer melhor pelas pessoas.
Um abraço