sexta-feira, 1 de junho de 2007

Aeroporto no Deserto

Extraído de Portugal Club. Opinião de um emigrante esclarecido sobre a localização do NAL - Novo Aeroporto de Lisboa

Lisboa, a Ota e a Batota
De: JVerdasca A E R O P O R T O S no D E S E R T O
(como os de Madrid, Genève, Atenas, Nova Iorque, Miami, São Paulo, Rio de Janeiro, Paris, Istambul, etc., ?)

São infantis os motivos e as contradições já ouvidas de responsáveis governamentais, para tentar argumentar e ou defender o indefensável, que é a tentativa de construir o principal aeroporto de Portugal na OTA. Afirmando "anedoticamente" que a região a Sul do Tejo é um deserto, para tentar justificar a NÃO ESCOLHA do lugar ou região para construir o novo aeroporto, o sr. Lino pareceu querer convencer os portugueses que deve sair do deserto de Lisboa para a metrópole da Ota. Ora - se a minha capacidade de interpretação é normal - há que construir o novo aeroporto numa região super-povoada (como a Ota???) para desactivar o de Lisboa, que, para o sr. LINO - à semelhança do Sul do Tejo, que é UM DESERTO - não pode ali continuar!!!. Entretanto, como a região da OTA é indiscutivelmente MUITO MENOS povoada que o Montijo, Palmela, Setúbal, Seixal, Almada, Barreiro, Alcochete, etc., etc., etc.,pela razão apontada, estaria desde logo eliminada a hipótese da construção da tal aeroporto nesse deserto, CERTO???

Mas vamos tratar de assuntos sérios, como são - ou deveriam ser - todos os assuntos de ESTADO, que do mesmo modo devem ser tratados pelo governo, responsável pela BOA aplicação dos recursos públicos, por decisões técnicas ACERTADAS, por opções sensatas e adequadas, por construções e implantações HONESTAS e ECONÓMICAS, e, PRINCIPALMENTE por uma administração que vise o BEM PÚBLICO, o DESENVOLVIMENTO e o PROGRESSO da Nação. Para que se consiga tal desideratum - e no caso em pauta - teriam os responsáveis pela DECISÃO FINAL que começar por SOLICITAR pareceres dos muitos pilotos militares que, enquanto a Ota foi Base Aérea, lá serviram, pilotaram muitos tipos de aeronaves, enfrentaram ventos e tempestades, pousaram e descolaram, borregaram (arremeteram) e se acidentaram, ENFIM, o ministro teria que conhecer os dossiers alusivos a tudo quanto de defícil esses pilotos suportaram, e ouvir as suas opiniões SOBRE a POSSÍVEL CONSTRUÇÃO - ou não - do aeroporto nessas SERRAS.

Gastar OS DINHEIROS da Nação é coisa muito séria!!!, e gastá-los mal é crime, como crime foi derrubar TRÊS ESTÁDIOS e construir 10 para o Euro 2004, o que ajudou - e muito - a afundar as finanças do Estado, o governo e seu partido. E NINGUÊM EXIGIU RESPONSABILIDADES ao MINISTRO que - galhofeiramente - tomou tal decisão!!!. Não pode o Governo de Portugal - qualquer que ele seja, pertença a que partido pertencer - "DESVIAR" para a Ota vultosos recursos que não existem, para afastar cerca de 50 Km de Lisboa o aeroporto internacional, e levá-lo para a Ota "onde não existem hotéis, hospitais, restaurantes, auto-estradas, combóios ou TGVs, o que configura o DESERTO que o ministro ERRADAMENTE localizou a Sul do Tejo!!!. Acresce que tal decisão - se erradamente for tomada - prejudica os hotéis de Lisboa, os casinos, os restaurantes, todo o comércio, os táxis e todos os outros serviços, obrigando-os a transferirem-se (?) para o DESERTO OTÁRIO!!!, para já não falar nos transportes, nas pontes e viadutos, nos aterros e aquedutos e outros redutos!!!.

Nós - que residimos no estrangeiro, e utilizamos aeroportos - apreciamos a descida em Lisboa, com a sua economia ou NÃO PERDA de tempo, tornando a viagem mais curta, e podemos ir para Barajas (futura capital da Ibéria???), que não é um deserto, e de Madrid fica perto, terra de povo ESPERTO, onde se fica a coberto - do que na Ota é incerto!!!. Parece-me que o sr. Lino propõe a construção de um "elefante branco" para "ficar às moscas como os ESTÁDIOS do José, que endividaram as autarquias, mas enriqueceram as tias. Não, senhor Lino, quem não muda de opinião - nem ouve o povo sensato - parece não ter razão - ou tem razão no sapato. Ora o sapato serve para dar o chute, que no caso dos campos de futebol foi um chute errado, que levou à renúncia e a vários governos em poucos anos, que só deu bons empregos a alguns poucos políticos. Gostaria de alertar que os turistas não vão gostar da brincadeira, e, Lisboa que já anda às moscas, MUITO IRIA PERDER. E PORTUGAL é LISBOA!!!. Cordialmente, JVerdasca

1 comentário:

SÓNIA P. R. disse...

Vergonhoso, tudo isto.
Um bom fim de semana.