Portugal poderá exportar electricidade dentro de 4 a 5 anos
O ministro da Economia, Manuel Pinho, afirmou hoje que Portugal tem condições para se tornar exportador de electricidade dentro de 4 a 5 anos, reafirmando a intenção de avançar com a construção de mais 5 barragens no país.
Manuel Pinho confirmou ainda as expectativas dos dois consórcios concorrentes na segunda fase do concurso eólico, ao afirmar que o vencedor será conhecido em Julho.
O ministro, que falava aos jornalistas após a sua intervenção na conferência organizada pelo semanário Sol sobre o futuro do sector energético em Portugal, afirmou que Portugal importa actualmente 15% de electricidade, mas que dentro de 4 a 5 anos, com os projectos que estão a ser desenvolvidos, poderá tornar-se exportador de electricidade.
Manuel Pinho referiu os objectivos de Portugal para a energia hídrica, reafirmando a construção de mais cinco barragens, mas sem especificar quais, das renováveis e das centrais de ciclo combinado que vão permitir aumentar a produção de electricidade.
Para assegurar a exportação, Pinho afirmou que a capacidade de interligação com Espanha será duplicada entre 2005 e 2008.
O ministro da Economia anunciou para Julho novidades relativamente aos painéis solares, energia das ondas e certificação energética dos edifícios.
Diário Digital / Lusa
NOTA: Oxalá se cumpra esta previsão e não seja optimismo a mais. Certamente, as 5 barragens não estarão prontas em tão curto prazo. Portugal precisa de fazer exportações para equilibrar a balança comercial.
O dia mais longo do ano
Há 2 horas
Sem comentários:
Enviar um comentário