sábado, 7 de agosto de 2010

Radares de trânsito

Transcrição de post de Luiz Santilli publicado em blog crónicas
Fiz pequenas alterações para ser melhor compreendido em Portugal

Recebi um e-mail que iniciava assim: Gente, importantíssimo!!! Repassando!!!
Quem mora em São Paulo, e também aqueles que visitam SP, fiquem atentos.

Inauguraram a era dos “radares de trânsito”

Mais algumas exclamações e termina com trinta endereços onde os “radares de trânsito” estariam instalados.

Este é mais um e-mail irresponsável, pois os radares estão tentando fazer com que os motoristas se eduquem, ainda que seja pela dor, porque dói no bolso uma multa por excesso de velocidade!

Vejam o absurdo: a relação dos locais em que devemos respeitar a velocidade para não sermos multados, o que equivale a dizer que passado o radar, pé na tábua, a pista é toda de quem transgride as normas.

Os que assim agem, pensam que nós, os que respeitamos os limites, somos idiotas, quadrados, braço duro. Eles, os espertos, levam vantagem em tudo.

Mas realmente, o radar deve mesmo estar escondido, pois a velocidade permitida deve ser obedecida em toda a extensão do percurso e não apenas onde se localiza o radar!

Isso é óbvio e benéfico para a segurança de todos os utentes da estrada, mas os espertos têm que levar alguma vantagem.

O fato de não se saber onde está localizado o radar obriga os motoristas a manterem a velocidade dentro dos limites o tempo todo. Isso representa mais segurança para nós.

Isso vai evitar acidentes e preservar vidas, que pode também ser a do “esperto”.

Com o passar do tempo, todos vão habituar-se a obedecer às velocidades controladas, como ocorreu com o cinto de segurança em São Paulo, onde mais de 80% dos usuários de veículos usam.

Nós que respeitamos os limites somos vistos, pelos espertos, como trouxas! Mas trouxa é o cara que põe em risco a sua vida e a dos outros, apenas porque pensa que é esperto.

Na realidade é um absurdo ter de existir o radar, para que as pessoas sejam obrigadas a obedecer aos limites de segurança numa via pública. Isto deveria ser um compromisso moral de cidadania, de civismo!

Porém, isto ainda é uma utopia, temos sim que ter os radares e eles precisam estar escondidos, sim, para que as pessoas aprendam a andar com segurança em qualquer troço das vias públicas!

Imagem da Net

6 comentários:

Luiz Santilli Jr disse...

João

Devemos sim perseguir nossas utopias, pois fazem parte de nossa dignidade, e dela nunca devemos abrir mão!
Abraço
Luiz

A. João Soares disse...

Caro Luiz,

Os seres humanos seriam muito mais felizes se se aproximassem das utopias que temos vindo a desenvolver, mas há grande desprezo pelos valores que nos foram ensinados pelos nossos avós. Hoje o materialismo, o dinheiro estão a cavar a sepultura das civilizações.
No blog Só imagens tenho publicado vídeos em que se vê que os animais são mais gratos, respeitadores e com valores muito acima da generalidade dos seres humanos actuais.

Um abraço
João
Sempre Jovens

Gisele Claudya disse...

Nossa, está aí mais um assunto que não saberia dizer. Será que radar educa? Ou apenas respeitam as regras diante dele somente?
A educação no trânsito, a meu ver, seria uma continuação da educação que temos em casa. Mas vale lembrar que nem todo mundo sabe educar, né?
Como eu sou super caxias e respeito demais as leis, podem por radar em cada esquina ehehehe
Beijocasssssss

CB disse...

Cà por estes lados, os equipamentos GPS que equipam muitos carros, assinalam hospitais e bombas de combustível e, com o mesmo sentido de utilidade, a proximidade dos radares...!

A. João Soares disse...

Querida Gisele Claudya,

Não era de esperar outra coisa de uma mãe cuidadosa e cumpridora. Dessa forma evita ser causadora de acidentes por excesso de velocidade, embora não se proteja de ser vítima de um abusador estouvado. Para evitar que haja muitos prevaricadores difunda a ideia de que todos serão beneficiados se forem cuidadosos.

Beijos
João
Do Mirante

A. João Soares disse...

Caro CB,

Ora aí está uma boa publicidade do GPS!!!
Volta sempre
Um abraço
João
Só imagens