domingo, 15 de março de 2009

A lição da mosca

Uma linda lição para a vida, que me chegou em anexo de e-mail. Fez-me recordar a lição do Prof Adriano Moreira em que dizia que o Mundo está em mudanças mais rápidas do que a nossa capacidade de compreender o que se passa e, portanto, de encontrar as soluções adequadas, visto que as antigas já não servem.

Certa vez, duas moscas caíram num copo de leite...

A primeira era forte e valente. Assim, logo ao cair, nadou até a borda do copo. Como a superfície era muito lisa e as suas asas estavam molhadas, não conseguiu escapar. Acreditando que não havia saída, a mosca desanimou, parou de se debater e afundou-se.

Sua companheira de infortúnio, apesar de não ser tão forte, era tenaz e, por isso, continuou a debater-se e a lutar. Aos poucos, com tanta agitação, o leite ao seu redor formou um pequeno nódulo de manteiga no qual ela subiu. Dali, conseguiu levantar voo e sair do copo.

Tempos depois, a mosca tenaz, por descuido, novamente caiu num copo, desta vez cheio de água. Como pensou que já conhecia a solução daquele problema, começou a se debater na esperança de que, no devido tempo, se salvasse.

Outra mosca, passando por ali e vendo a aflição da companheira de espécie, pousou na beira do copo e gritou:

"Tem um canudo ali, nade até lá e suba".

A mosca tenaz respondeu:
"Pode deixar que eu sei como resolver este problema."
E continuou a debater-se mais e mais até que, exausta, se afundou na água.

SOLUÇÕES DO PASSADO, EM CONTEXTOS DIFERENTES, PODEM TRANSFORMAR-SE EM PROBLEMAS.
SE A SITUAÇÃO SE MODIFICOU, DÊ UM JEITO DE MUDAR.

Quantos de nós, baseados em experiências anteriores, deixamos de observar as mudanças ao redor e ficamos lutando inutilmente até nos afundarmos em nossa própria falta de visão!

Criamos uma confiança equivocada e perdemos a oportunidade de repensar nossas experiências. Ficamos presos a velhos hábitos que nos levaram ao sucesso e perdemos a oportunidade de evoluir.

É por isso que os japoneses dizem que na garupa do sucesso vem sempre o fracasso. Os dois estão tão próximos que a arrogância pelo sucesso pode levar à displicência que conduz ao fracasso.

Os donos do futuro sabem reconhecer essas transformações e fazer as mudanças necessárias para acompanhar a nova situação.

(De: Os Donos do Futuro-Roberto Shinyashiki)

Se a única ferramenta que você conhece é o martelo, todo problema que aparece você pensa que é prego.

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro João,
Quando em 1974 tive a oportunidade de ler "O Choque do Futuro", de Alvin Tofler, apercebi-me dos "ventos de mudança" que se estavam aproximando em velocidade galopante. Tudo quando foi aí previsto aconteceu ainda mais rápidamente e com maior intensidade. Assim o "Hoje" já foi "Ontem" e na realidade a Sociedade tem que se adaptar minuto a minuto caso contrário fica em risco de estar permanentemente ultrapassada. Sinceramente é uma experiência aterrorizante e stressante. O Homem hoje em dia criou um Mundo asfixiante e pouco Humanista. Julgo que haverá que rever muitos dos pontos em que se tem apoiado para regressar a um clima mais consentâneo com a sua própria realidade!

A. João Soares disse...

Caro Luis,
Hoje a vida é extremamente difícil. Vai longe o tempo em que a ciência dos ditados populares era suficiente para muita gente viver com sensatez e segurança. Hoje nada é verdade: era ontem, mas hoje já mudou e deixou de ser assim.
Temos que rever tudo antes de tomar uma decisão. Cada vez é mais necessário aplicar o método que expus no post Pensar antes de decidir. Cada pequeno passo pode ser fatal se for dado como o que ontem resultou. Tenho muito receio que os «sábios» de hoje não consigam ver as verdadeiras características da crise em que estamos a viver, e não apliquem a solução mais adequada para recuperar e para evitar que surja outra, que será pior do que esta.
Um abraço
João Soares