segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Autarca distinguido pelo estrangeiro

O presidente da Câmara de Moura, José Maria Pós-de-Mina, foi classificado como o "autarca do futuro" da Europa, pela organização internacional One World que o elegeu parar figurar na lista das 10 personalidades de 2008.

Tal distinção deve-se à sua acção muito activa na construção da Central Fotovoltaica de Amareleja que começou a funcionar em pleno no dia de Natal, produzindo energia solar suficiente para abastecer 30 mil habitações do Alentejo. Ele é um dos principais responsáveis pelo maior plano de energias renováveis do mundo. Além da criação de energia renovável através da luz solar não foi o único móbil desta iniciativa, como o presidente da Câmara diz: "O nosso objectivo passou sobretudo por reduzir uma das maiores taxas de desemprego do País e que se situa nos 15%."

Mas não ficam por aqui os sonhos do autarca. Tem também em projecto outras iniciativas como a rede Sunflower - que envolve autarquias de oito países europeus para criar comunidades livres de carbono - e a Rede Ecos, que aguarda financiamento da União Europeia para usar energias alternativas na construção civil: O autarca pretende explorar as condições agora geradas e diz "esperemos que esta distinção contribua para acelerar a realização destes sonhos", remata o autarca.

2 comentários:

Anónimo disse...

Amigo J. Soares
A distinção conferida ao Presidente da Câmara de Moura, altamente prestigiante para Portugal, resulta da preocupação fundamental de resolver os problemas reais das populações para melhorar as suas condições de vida . Como refere, a análise da situação do seu concelho, levou-o a encontrar os investimentos necessários para combater o desemprego com soluções duradoiras e com retorno. Os Portugueses elegem os seus governantes na expectativa de verem resolvidos e melhorados os problemas que afectam a sua qualidade de vida. Por isso devem ser diferidos projectos megalómanos –TGV Lisboa/Porto, novo Aeroporto (a sua urgência não é menor face á recessão?)- e investir decisivamente na dinamização das PME , em escolas, estruturas de saúde, energias alternativas e outros projectos transversais ao País, que garantam a manutenção dos postos de trabalho e, apesar da recessão, permitam diminuir a elevada taxa do desemprego Se os governantes assim procederem, farão renascer nos portugueses a esperança num futuro melhor, sempre prometido e nunca cumprido. Sigam o exemplo do Presidente da Câmara de Moura.
Com votos de um Bom Ano de 2009 um grade abraço
Eurico

A. João Soares disse...

Caro Eurico,
Aqui deixas umas dicas para os bons políticos elaborarem o programa eleitoral das próximas eleições E +para os todo poderosos se deixarem de programas megalómanos, mesmo que isso os faça perder as percentagens tentadoras oferecidas pelos construtores, como deixa entender o bastonário da OA!!!
Mas, infelizmente, na generalidade dos casos, a política está sempre presente. Ou melhor, estão presentes os interesses mesquinhos de pessoas e de partidos, sobrepondo-se aos objectivos que deviam nortear a actividade governativa a todos os níveis. Os interesses colectivos da população, da Nação, deviam ser soberanos e para eles tudo se deve orientar.
Mas, apesar dessa mácula, é sempre positivo deparar com autarcas ou governantes que, eventualmente, fazem algo de positivo para o bem-estar das pessoas e desenvolvimento nacional. Como procuro ser isento nestas apreciações, nada me custa enfatizar qualquer acto positivo venha de que ponto do quadrante vier.
Um abraço e bom Ano Novo
João