terça-feira, 27 de maio de 2008

Jovens excepcionais

Segundo o jornal gratuito «Global Notícias» de hoje, um grupo de quatro alunos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), obteve o primeiro lugar, por unanimidade, no concurso Nacional de Software «Imagine Cup», patrocinado pela Microsoft.

O concurso subordinava-se ao tema o Ambiente e incitava os alunos a «imaginar um mundo onde a tecnologia possibilite o desenvolvimento de um ambiente sustentável».

Os quatro alunos, André Souza, José Faria e Marco Barbosa da licenciatura de informática, e Martinha Rocha de Engenharia Ambiental e de Recursos Naturais apresentaram um trabalho inovador para a recolha de óleos alimentares, um projecto intitulado «Smart Containers» que consiste em sensibilizar para o problema da recolha de óleos domésticos usados e a ajudar a resolvê-lo.

Para isso, os quatro universitários criaram um recipiente inteligente de baixo custo que permite á empresa de recolha saber quando o recipiente está pronto a ser recolhido. Esse desiderato é conseguido pela possibilidade de o software de gestão central fazer automaticamente a monitorização dos recipientes e elaborar as rotas de recolha, com a representação automática dos recipientes no mapa, devido a sensores, à ligação em rede online ao processamento dos dados e à representação num mapa da área de responsabilidade.

Tal como, outros casos já aqui referidos noutros artigos, este evidencia que nas gerações mais jovens existem pessoas altamente capacitadas para inovar e tratar de problemas complexos. O futuro de Portugal depende de serem dadas aos jovens mais capazes condições de estudo e trabalho adequadas aos seus projectos e serem aproveitados na economia do País em funções que contribuam para resolver os temas essências da vida das populações. Isto exige dos detentores do Poder a selecção do que é substancial para o País a definição de prioridades por forma a não perder tempo com coisas de menos significado para o desenvolvimento das condições de vida da população.

Há razões para ter esperança no futuro, assim tenhamos governantes à altura das competências que estão surgindo.

Ver o post Jovens válidos são esperança para o País e a lista de links que contém.

2 comentários:

Paula Raposo disse...

Esperemos que sejam devidamente apoiados por quem de direito!!

A. João Soares disse...

Cara Paula,
Indivíduos com tal categoria intelectual, não precisam de favores. O País é que precisa deles e deve dar-lhe o que for de justiça para bem do País. Eles têm o futuro assegurado em qualquer país desenvolvido e moderno, sem pedirem favores. Se Portugal não os quer manter cá, pior para os portugueses. Tenho familiares altamente colocados na vida activa dos EUA e não virão para cá, por cá não terem semelhantes condições de trabalho e de vida.
Beijos
João