quinta-feira, 19 de julho de 2007

Defensores da Ota estão activos

O post colocado em Do Mirante no Domingo, 27 de Maio de 2007, com o título Ota. Porque ter medo de esclarecer? tem neste momento 17 comentários, incluindo as minhas respostas aos visitantes.

Passados 51 dias depois da sua colocação, surgiu este comentário de um anónimo que aqui transcrevo seguido da minha resposta dada de imediato e dos comentários que julgo apropriados.

Anónimo disse... Afinal ainda não compreendi porque é que quase todos estes escribas estão contra o novo aeroporto na Ota, será que trabalham para a Sonae? tem interesses em Troia? ou na Comporta turismos?
Será que sabem algo sobre aeroportos? ou tráfego aéreo? ou será só vontade de dizer mal porque está na moda? argumentos não li nenhum, tratar-se-á de intelectuais de caneta?...

A. João Soares disse...O que falta é argumentos para defender o projecto que se vai implementar, seja na Ota ou em qualquer outro lugar. O sr «Anónimo» sabe explicar-nos as vantagens da Ota? Se sabe, porque não nos explica? De que tem medo para se ocultar no anonimato? Aqueles que apelida de «escribas» não tiveram esse medo.Ficamos à espera que nos explique, de cara destapada, as virtudes da Ota para Novo Aeroporto de Lisboa.

É curioso que o anónimo é adepto da localização do NAL (novo aeroporto de Lisboa) na Ota, mas, como vem sendo costume dos defensores desta solução, não apresenta qualquer argumento da sua opção, limitando-se a atirar com poeira para cima dos que defendem a localização a Sul do Tejo. É uma «defesa» do estilo da do ministro Mário Lino (a Sul do Tejo é deserto) e do Dr. Almeida Santos (a possibilidade de os terroristas destruírem as pontes sobre o Tejo).

E quem será este anónimo? Porque lhe interessa tanto a localização na Ota?
Pode tratar-se de uma de várias hipóteses:
- pode ser um dos proprietários recentes que, tendo sabido da construção do aeroporto, comprou o máximo de terrenos para os vir a vender por um preço éne vezes superior ao da compra (neste caso pode ser alguém ligado ao Poder, como aqueles que compraram os terrenos do Alentejo onde ia passar a auto-estrada para o Algarve); - pode ser também um empresário da região do Oeste que seria beneficiado com um aeroporto perto de casa;
- também pode ser alguém ligado a empresas da construção civil porque estas estão sumamente interessadas na Ota porque aí os trabalhos são mais complexos, demorados e caros e a facturação será para eles mais interessante;
- este argumento da facturação torna a Ota mais interessante também para os políticos porque a «comissão» dos contratos será maior;
- e há a acrescentar aqueles que já se expressaram publicamente a favor e que agora, para não darem o braço a torcer, continuarão a teimar nela.

E, vistas estas hipóteses gerais em que o anónimo pode estar situado, e a sua incapacidade em citar um único argumento em sua defesa, conclui-se que pode haver muita gente com poder de influência interessada na defesa da solução Ota, mesmo sem saber indicar uma razão convincente.

Há pois que contar que eles não desarmam na teimosia arrogante, mesmo sem explicarem nada. Por mim, estou aberto a qualquer explicação lógica e convincente, mas não apoio uma decisão que apenas use o argumento «porque sim», como tem vindo a acontecer.

8 comentários:

PintoRibeiro disse...

Sigo. Atentamente.
Abraço.

sonhadora disse...

Vim aqui parar via sineiro da aldeia. E nem sei se posso comentar coisas terrenas porque sou uma sonhadora. Há muito que deixei de pensar.Sonho...sonho...sonho...
Deixo-te beijinhos embrulhados em abraços

A. João Soares disse...

Cara sonhadora,
Sonhar é pensar e o pensamento, muitas vezes, não passa de sonho. Como me habituei a não ser romântico (maus hábitos!) chamo utopia aos meus pensamentos-sonhos. As minhas reflexões sobre a actualidade sócio-política são um amontoado de sonhos, de utopias, de irrealidades oníricas.
Mas espero que isso não a iniba de aqui expressar as suas reflexões. É bom abrir e despejar o saco, para restabelecer o equilíbrio psíquico.
Beijinhos

Nero disse...

Não à OTA simplesmente.

A. João Soares disse...

Caro Nero,
Parece que os argumentos que têm vindo a público não deixam qualquer dúvida sobre a melhor solução. Mas a política tem «razões« que a razão desconhece!!!
E há muito que estamos habituados a assistir a decisões arbitrárias, com o apoio apenas da teimosia, da arrogância e do autoritarismo, saltando por cima de qualquer conceito de democracia, de liberdade e de interesse nacional.
Enfim, tudo pode acontecer...
Abraço

Anónimo disse...

Um aeroporto sobre estacas? Não chega já o da Madeira?
Um dia em que haja um terramoto adeus aeroporto! Mas até lá a engenharia brilha. E os investimentos já feitos fazem os seus autores esfregar as mãos de contentamento. Tal como acontece entre os apoiantes de outra localização.

Anónimo disse...

Os activistas da OTA têm tudo preparado para a sua construção.

Verá!

A. João Soares disse...

Tal como o macaquinho, eu só gostava que me explicassem as razões da decisão que vier a ser tomada, seja onde for. E não tenho grande ilusões de que há muita gente interessada na Ota, pelo que, embora não se expliquem porquê, a Ota poderá vir ter o Aeroporto, ou na alternativa, um grande investimento do Estado que permita aos recentes proprietários daqueles terrenos e aos construtores, obterem lucros semelhantes.
Abraços