sábado, 14 de julho de 2007

Em defesa do ambiente

Cascais: Eco-cabanas autonomia energética inauguradas Outubro
in Diário Digital

Cascais será o primeiro concelho português a receber, em Outubro, as eco-cabanas, pequenas casas sustentáveis destinadas a estadas junto da natureza, que incluem o recurso a energias alternativas, materiais recicláveis e gestão de consumos de água e electricidade.

A ideia, lançada pela agência municipal Cascais Natura, foi distinguida este mês com o prémio «Ideias Verdes Água de Luso - Expresso 2007» e será concretizada num campo para escoteiros, escutas e guias do Parque Natural Sintra-Cascais, onde serão construídas cabanas com 62 metros quadrados e capacidade para 10 jovens.

Segundo disse à Lusa um dos coordenadores do projecto, João Cardoso Melo, a escolha do campo deveu-se aos exemplares códigos de conduta de utilização da natureza seguidos pelo movimento escutista - que este ano comemora 100 anos de existência -, mas o espaço será posteriomente aberto à população.

«O objectivo é mostrar às pessoas que, pelo facto de usufruírem de um espaço natural, têm de dar algum contributo. A cada dia de estada corresponde uma ou duas horas de serviço de conservação do ambiente e o utilizador tem eco-créditos, que são cartões com determinado número de watts e litros. Se não cumprir as regras de utilização, pode ficar sem água, por exemplo», explicou o responsável.

«É mesmo para obrigar a reflectir sobre as fontes de energia e as sua limitações», acrescentou, sublinhando que as cabanas não vão possuir televisão ou computador e serão alimentadas por energias alternativas (eólica, solar, entre outras), em função da localidade onde forem instaladas.

João Cardoso Melo referiu ainda que as pequenas casas, construídas com materiais tradicionais e recicláveis, serão de estilo rústico e «despidas de luxos», apresentando, ao mesmo tempo, um design e um software de controlo inovadores.

O preço de cada uma pode variar, por isso, entre 60 a 80 mil euros, incluindo a infra-estrutura, o revestimento e componentes de engenharia climática.

Com o prémio «Ideias Verdes», no valor de 50.000 euros, a Cascais Natura vai construir o primeiro modelo do equipamento, que será depois colocado no mercado para se tornar uma alternativa para estadas temporárias em áreas de maior sustentabilidade ambiental.

Diário Digital / Lusa
14-07-2007 12:27:00

NOTA: É uma boa notícia e um passo importante para o respeito pelo ambiente. Oxalá as pessoas se entusiasmem e comecem a aproveitar estas inovações na construção de novas moradias, com vista a economizarem energia e água reduzirem as agressões ao ambiente que caracterizam quase todos os actos humanos. Os nossos vindouros merecem que nós agora tratemos melhor a Natureza e o ambiente em geral.

Sem comentários: