quarta-feira, 4 de julho de 2007

Bombeiros com mais apoio financeiro

O Ministério da Saúde e a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), Depois de um braço-de-ferro negocial que se prolongou desde Março, assinam hoje um acordo que melhora de forma significativa o financiamento dos serviços de emergência pré-hospitalar. Isto é noticiado como uma cedência do ministério, o que significa que este exigiu inicialmente condições inadequadas que não conseguiu sustentar e fazer valer. É o habitual irrealismo do governo, que bem tem sido notório no campo da Saúde.

No caso das corporações com maior volume de actividade, os subsídios trimestrais chegam a triplicar, relativamente aos valores actuais. O financiamento dos Postos de Emergência Médica (ou seja, as ambulâncias do INEM colocadas em associações de bombeiros e tripuladas por estas) contempla duas componentes. Por cada ambulância, as associações recebem um subsídio trimestral que é, actualmente, de 3.240 euros. Com a tabela agora acordada, passam a existir três escalões, consoante o número de serviços prestados. No mais baixo, o subsídio passa para 6.000 euros, enquanto no segundo é de 7.500 e no terceiro atinge os 10.500 euros. É realmente uma subida substancial.

E além disto, a este subsídio fixo juntam-se os prémios de saída, diferenciados consoante a distância percorrida até à unidade de saúde. A nova tabela introduz nove escalões, em vez dos actuais cinco, e em termos médios os prémios aumentam 21%. No caso das ambulâncias de reserva (que pertencem às associações e são utilizadas a título excepcional), apenas existem prémios de saída, que registam um aumento médio de 19%. Em qualquer dos casos o aumento é considerável. O acordo ontem finalizado contempla igualmente a vertente de formação de tripulantes, segundo um plano a definir.

Perante este aumento considerável, impõe-se um adequado controlo das despesas dos bombeiros, para poder concluir se esses aumentos serão mesmo suficientes para o seu esforço em benefício da saúde das populações ! Não pode ser esquecido que se trata de dinheiros públicos que poderão fazer mais falta noutros serviços também importantes para os cidadãos. Os bombeiros são pessoas generosas e dedicadas, mas como humanos podem sucumbir a tentações, como o de Lamego que levava os familiares e amigos a passear no helicóptero que ali estava para combater incêndios florestais.
Este texto foi preparado com base em artigo do JN (link).

Sem comentários: