sexta-feira, 9 de julho de 2010

Como ovelhas abúlicas

Transcrição seguida de NOTA:

Aplaudir de pé
Jornal de Notícias. 09-07-2010. Por Manuel António Pina

Parece que foi muito aplaudida nas Jornadas Parlamentares do PS a intervenção de
Mário Soares criticando a inexistência de debate interno no PS e defendendo ser indispensável dar "vida interna" ao partido e insuflar-lhe "princípios éticos" e "ideologia", tudo coisas ("vida interna", "princípios éticos" e "ideologia") de que o PS andará, pelos vistos, carente.

De acordo com o que veio nos jornais, no final, deputados e militantes socialistas aplaudiram o discurso de pé. Singular não é o facto de o discurso ter sido aplaudido de pé pela ilustre deputação presente, pois aplaudir de pé é um hábito que se enraizou no PS. Singular, para lá da alusão de Soares a coisas antiquadas como "princípios éticos" e "ideologia", é o modo como, no actual PS, até a crítica ao unanimismo suscita aplausos unânimes e a crítica ao acriticismo é aceite sem o mínimo sobressalto crítico.

Não é difícil concluir que, se Soares tivesse dito exactamente o contrário do que disse (atirando-se, por exemplo, aos que clamam que há falta de debate interno e de princípios éticos no PS), teria sido do mesmo modo aplaudido de pé.

NOTA: Muito bem observado. Este fenómeno é comum nos náufragos que esbracejam e se agarram a qualquer pequena tábua que flutue. O aplauso colectivo de pé é a busca da tábua de salvação ou a manifestação do vazio íntimo e do espírito de rebanho, abúlico e obediente, já referido acerca da aprovação por unanimidade (com uma honrosa excepção) da famigerada «Lei de financiamento dos partidos», felizmente vetada pelo PR e a da «lei da rolha» no congresso do PSD, que foi seguida pelo arrependimento geral logo depois da saída da sala.

Assim vão os nossos políticos (uma verdadeira elite nacional de inteligência e bom senso!!!). Com tal gente no leme,
para onde iremos neste pequeno barco?

Imagem da Net.

2 comentários:

Luis disse...

Caro João,
Acredito no que dizes pois se Soares tivesse dito o contrário a manifestação seria igual, "eles" só lá estão para isso mesmo! Não passam de uns papagaios...
Um abraço amigo.

A. João Soares disse...

Caro Luís,

Não fui eu que disse, mas o autor do artigo transcrito, Manuel António Pina. É próprio de multidões acéfalas, mas infelizmente os nossos políticos são isso mesmo, como em NOTA mostro dois exemplos.

Um abraço
João
Do Mirante