sexta-feira, 23 de julho de 2010

Bloomberg elogia Salazar

Transcrição de artigo:

Bloomberg elogia investimento de Salazar
Jornal de Notícias. 22-07-2010

A agência Bloomberg escreve hoje, quinta-feira, que o antigo ditador António de Oliveira Salazar poderia ser recordado como o melhor investidor que Portugal já teve, caso o banco central autorizasse o país a beneficiar das suas reservas de ouro.

Em proporção com o tamanho da economia, Portugal armazena mais ouro que qualquer outro país na Europa, a maioria do qual acumulada durante os 36 anos da ditadura de Salazar com poupanças e o dinheiro das exportações portuguesas, incluindo volfrâmio (tungsténio) e da indústria conserveira.

Segundo a Bloomberg, a valorização de 26% do ouro nos últimos anos faz com que Portugal detenha um activo cada vez mais valioso, ainda que seja um recurso ao qual um governo endividado como o português não pode recorrer, devido às leis que regem o Banco de Portugal.

"Com o aumento do preço do ouro, fica-se com ganhos acumulados, mas não se pode transformá-lo em dinheiro", declarou à Bloomberg David Schnautz, do Commerzbank AG em Londres. "É um colchão para um cenário extremo".

O défice orçamental de Portugal está três vezes acima do limite aplicável aos membros do Euro e a sua dívida externa vai chegar aos 84% do PIB este ano. A agência de notação Standard & Poor's deu a Portugal o segundo pior rating dos 16 países da Zona Euro, apenas precedido da Grécia.

As 382,5 toneladas de ouro que Portugal tem estão avaliadas em 14,7 mil milhões de dólares, cerca de 6,8% do PIB português após conversão para euros, indicam os cálculos da Bloomberg e os dados do FMI. O ouro das reservas de Itália corresponde a 4,8% da sua economia, seguida da Alemanha com 4,2%. Já as reservas da Grécia valem 1,4% do seu PIB.

A agência de notação Moody's, que cortou o rating de Portugal em dois níveis a 13 de Julho, apenas olha para as reservas de ouro nos casos em que os governos precisam de gerar dinheiro em divisas fortes como o dólar e o Euro. E isso não se aplica a Portugal, declarou Anthony Thomas, analista de dívida soberana da Moody's citado pela Bloomberg.

O ouro de Portugal é gerido pelo Banco de Portugal, cuja regulamentação indica que os ganhos procedentes das vendas de ouro têm de ser colocadas numa conta e não podem ser transferidas para o tesouro público. O Banco de Portugal paga um dividendo todos os anos ao governo por ganhos com juros e com os títulos de valor mobiliário. O dividendo pago em 2009 foi de 203 milhões de euros, indicou o BdP à Bloomberg a 2 de Julho.

Imagem da Net.

2 comentários:

Fenix disse...

Caro João

"As 382,5 toneladas de ouro que Portugal tem..." Será que ainda tem? Quem é que verifica o stock? Muito me surpreende que essas leis que regem o Banco de Portugal continuem imutáveis, pois o Ministro das Finanças não se esteve nas "tintas" para a Constituição quando usou ilegalmente a retroactividade na subida dos impostos?!
Beijos

A. João Soares disse...

Querida Fénix,

Salazar não era um santo nem o diabo como uns e outros defendem. Entre alguns defeitos tinha a virtude de ser honesto e morreu pobre. Governava o País como governaria um pequeno negócio que tivesse, sem se meter em altas cavalarias à custa de empréstimos, e até guardou o ouro que ainda se fala. Consta que o PM Mário Soares vendeu muito.
A acumulação de ouro foi um erro, pois seria mais útil e ficaria ao abrigo de maus governos posteriores se o tivesse investido em benefício do povo (saúde, educação). Fez tantas escolas que os governos mais recentes não se cansam de as encerrar, às centenas.

Um abraço
João