sábado, 27 de fevereiro de 2010

Próximo inquilino de Belém ?

Transcrição de post do blogue O Guardião:

Os Candidatos

Neste momento temos pelo menos três candidatos mais que prováveis à próxima eleição para a Presidência da República. Há duas candidaturas assumidas e uma que é anunciada por gente próxima mas ainda não assumida por razões óbvias que se prendem com a função que ocupa presentemente.

Penso que ainda é possível que surja mais alguma candidatura, que pode baralhar ainda mais os eleitores, que mesmo só com estes três já têm muito em que pensar.

Cavaco tem a vantagem da tradição, que nos diz que um presidente que se recandidata tem quase garantida a reeleição, mas no seu caso tem como factores negativos o facto de a direita estar em minoria nesta ocasião, e de neste mandato a situação política e económica se ter deteriorado em demasia, sem que ele tenha tomado uma posição inequívoca e firme para inverter a situação.

Alegre estava até há pouco tempo numa situação muito favorável, que lhe garantia os votos de grande parte da esquerda e dos descontentes, contudo não soube ou não quis demarcar-se dos partidos políticos, nomeadamente do PS, ao não tomar uma posição clara sobre o pantanal de suspeições que atingem José Sócrates.

Nobre por seu lado teria a vantagem de não ser um candidato subordinado ao apoio partidário, mas poderá ter contra si o facto de não ter divulgado as suas ideias para o país de um modo claro e inequívoco.

Eu continuo à espera dos desenvolvimentos desta disputa, guardando para mais tarde uma eventual escolha, que naturalmente pode vir a ser também, o voto em branco.

Nota Importante: Neste post só analisei as candidaturas do regime, porque fora dele já existe uma candidatura de peso protagonizada por Sua Majestade D. Pata Negra sobre a qual me debruçarei numa próxima ocasião.

Publicada por O Guardião em O Guardião.

NOTA: A antecedência é grande e pode ter o efeito benéfico de os eleitores poderem informar-se de forma mais completa sobre os projectos e as capacidades de cada candidato, o que permitirá votar com mais segurança, com base em avaliações próprias e ser mais independente das propagandas que sempre procuram condicionar as decisões do voto.
Por outro lado, durante estes meses o povo é afastado da meditação sobre os grandes problemas nacionais, devido à pressão desta «pré-campanha». E dessa forma, deixa de se pensar nos graves problemas da educação, do emprego, da Justiça, da segurança pública, da saúde, das condições sociais dos mais desfavorecidos, etc.
Felicito o Guardião pelo estilo isento e imparcial como abordou esta análise. A referência a sua alteza o Rei dos Leitões, um célebre bloguista, faz esperar a eventualidade de mudança do regime, o que poderá ser conveniente para nos livrar dos vícios e manhas a que temos sido submetidos.

3 comentários:

Pata Negra disse...

Grato pela referência. É claro que se trata de diferentes dimensões mas é importante que mandemos ao ar alguns foguetes de luz; é importante que o regime receba sinais de que nem todos são comidos, ou comem, os seus churrascos eleitorais!
Um abraço só para alguns

A. João Soares disse...

Majestade Pata Negra,

Para ser sincero, mais facilmente votaria em si do que em qualquer dos actuais potenciais candidatos, porque de si não há suspeitas nem sinais de vícios e manhas políticas. Portugal precisa de gente séria e virgem de pecados, mesmo que possa pecar por inexperiência. Actualmente ter experiência significa os piores defeitos.

Um abraço
João

Compadre Alentejano disse...

Portugal precisa de porcos decentes, pois todos já estamos fartos de ser enganados pellos porcos que andam na política!...
Eu voto D.Pata Negra! Vote você também!
Abraço
Compadre Alentejano