sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Os ânimos estão exaltados

Sócrates usou o seu direito de negar aquilo que tem surgido contra si na Comunicação Social que apelidou de ideia "rotundamente falsa", "infundada" e "até delirante". Afirmou querer «defender o interesse nacional, assegurar a governação, e conduzir o país para a recuperação económica" que "reforce a confiança internacional". Disse que "Já não é a primeira vez que o país assiste a uma tentativa de substituição do debate político pelo ataque pessoal, pela insinuação e pela mentira pura e simples." Não será agora que se deixará condicionar por "insultos, rumores e mentiras".

O PM, ao dizer que não se deixará condicionar por "ataques pessoais com ódio" estava a contradizer a atitude que estava a tomar, totalmente orientada para a reacção aos actos de que estava a ser alvo.

Os portugueses gostariam que, em vez de reagir, condicionadamente aos insultos e mentiras delirantes, em vez de nisso gastar as suas energias, lhes falasse com verdade do diagnóstico da situação do País, na economia, na dívida externa, no défice, no desemprego, no funcionamento da Justiça e da segurança interna, na pobreza, etc., e apontasse as directrizes da sua política para ‘«defender o interesse nacional, assegurar a governação, e conduzir o país para a recuperação económica" que "reforce a confiança internacional"’. Estes, sim, são aspectos que justificam que fale ao País, que absorvam todas as suas energias, todos os seus cuidados, sem condicionamentos, sem limites, a não ser a preocupação da máxima eficiência para bem dos portugueses.

E, por isso, as críticas logo surgidas dos vários sectores foram pouco lisonjeiras. E ele sentiu necessidade de dizer «o líder sou eu», no bom estilo do Rei Sol de França que disse «O estado sou eu».

Ver os artigos:

- Sócrates passa ao ataque e diz que acusações sobre os media são “delirantes”
- Face Oculta: CDS-PP defende “moção de bom senso” para que primeiro-ministro comece a governar
- Face Oculta: PCP acusa Sócrates de chantagem sobre Parlamento
- Face Oculta: Bloco insiste em comissão de inquérito para tirar conclusões
- Face Oculta: Aguiar-Branco diz que declaração de Sócrates foi “oportunidade perdida”

4 comentários:

Beezzblogger disse...

Caro Amigo A João Soares, este país está doente, e o nosso PM é um vírus, quem o rodeia são metástase, que proliferam e se reproduzem à velocidade da luz sem que nada nem ninguém os impeça.

Porque carga de água, Pinto Monteiro, arquivou um processo à revelia dum Juiz titular (O de instrução criminal de Aveiro) quando havia de facto indícios criminais no processo?

Porque razão, o Presidente do STJ, Noronha do Nascimento, mandou destruir as escutas que implicavam Sócrates?

Por uma razão muito simples, a de que, é um principio básico, que não se cospe no prato que se come, nem se maltrata o patrão amigo.

Tudo farinha do mesmo saco, mas no PSD, no BE, no CDS e até no PCP, não vejo grandes melhorias de gente capaz de governar este pântano.

Abraços e Bom fim de semana.

@Beezz

A. João Soares disse...

Caro Carlos Rocha,

É como diz são todos farinha do mesmo saco.
Isso mesmo, com outras palavras ficou dito no post Telhados de vidro, desgraça de Portugal. Nesse post está tudo bem explicado. Estamos num beco sem saída, sem solução eficaz. Isto está a caminhar para que haja uns tipos armados em malucos que tratem dos dentes dos políticos ao bom estilo do Berlusconi ou de maneira mais moderna como fizeram ao John Kennedy. Seria bom que os políticos puxassem pelos poucos neurónios e pensassem em alterar comportamentos para evitar desgraças.
Mas acham-se invulneráveis e só fazem asneiras.

Um abraço
João

Luis disse...

Caro João,
"ele" pode-se julgar, tal como o Rei Sol, que representa o estado!
Mas que lhe fazer recordar que quem votou nele foi uma minoria sem expressão, foram pouco mais que os seus "bois" como lhes chama a sua amiga Ana Gomes... Assim sendo era melhor estar calado e humildemente saber ouvir o que lhe dizem, refreando a sua miserável arrogância!
Mas espremendo-se o "limão" este não deitou qualquer sumo... Só "banha de cobra", nada mais!
Mas o pior de tudo é que são todos iguais qualquer que seja o partido representado na AR!A "farinha" apanhou muita chuva e está toda ela pôdre e bem pôdre...
Um abraço amigo.

A. João Soares disse...

Amigo Luís,

O que tu dizes mostra a gravidade da situação nacional. É urgente fazer o ressurgimento das melhores qualidades lusitanas. Portugal ainda tem gente não viciada nas politiquices. Não é por acaso que aparece um candidato a PR que não tem vícios e manhas de político.
É preciso que na peugada de FERNANDO NOBRE apareçam homens e mulheres de gerações mais novas com generosidade para servirem o País e acabarem com a corja de sanguessugas que estão a exaurir o País, desperdiçando os já poucos recursos morais que ainda existem.

É altura de as gerações com 30-40 anos porem cá fora o que tiverem de melhor, para bem do Portugal em que pretendam passar a sua vida, com os filhos e netos. Há que fazer a selecção nacional, nem que seja necessário contratar assessores estrangeiros do tipo Scolari!

Abraço
João