sábado, 13 de fevereiro de 2010

Manifestação em apoio de Sócrates

SMS convoca manifestação de apoio a Sócrates para dia 20
Diário Digital. sábado, 13 de Fevereiro de 2010 | 17:45

Uma mensagem de texto anónima está a circular entre os militantes socialistas a convocá-los para uma manifestação de apoio a José Sócrates na Alameda Fonte Luminosa, em Lisboa, pelas 15:00 horas, no próximo dia 20. «Vamos repudiar esta campanha suja contra o PS e contra Sócrates», anuncia.

«Vamos de novo encher a Alameda Fonte Luminosa», onde, no Verão de 1975, o PS, então liderado por Mário Soares, fez um grande protesto contra o PCP, num momento considerado histórico para os socialistas. «Está na hora do PS se unir e combater esta baixa campanha, urdida pela direita dos interesses!», continua.

«Um partido que sempre lutou pela democracia e liberdade não pode aceitar calado este ataque sujo! Vamos repudiar esta campanha contra o PS e Sócrates e mostrar bem altas as nossas bandeiras. Divulga», pede ainda a SMS, que já é do conhecimento do PS, que afirma desconhecer a sua origem.

«O PS não tem nada a ver com isso», declarou a assessora de imprensa do partido, Catarina Faria, de acordo com a edição electrónica deste sábado do jornal Público.

NOTA: Será que assim se conhece a força do PS??? Se houver mais do que os 20% dos eleitores inscritos, tantos quantos teve nas legislativas, fica provado que manteve o seu eleitorado, embora pouco representativo! Fazem bem em aproveitar a liberdade de reunião e de manifestação, enquanto não a retirarem como estão a fazer à liberdade de expressão e de opinião.

13 comentários:

Luis disse...

Caríssimo João,
O texto do sms contem um erro grave para o próprio PS que é terem considerado que a manifestação de 1975 foi feita pelos eleitores afectos ao PS. Eu (que não sou afecto ao PS) estive lá presente bem como muitos outros pois o que lá nos levava era manifestarmo-nos contra as atitudes tomadas pelo PC e outros partidos extremistas e nada mais: Assim sendo estou contigo que esta manifestação pode vir a ser um fracasso e se assim fôr o melhor é o Sócrates abortar a mesma! Caso contrário pode ser o seu canto do cisne! Não será este sms uma manobra da contra-informação para o descredibilizar ainda mais? Pensa nisso!!!
Um abraço amigo.

A. João Soares disse...

Amigo Luís,

Pensei nisso e raparei no significado deste gesto de desespero do náufrago que se agarra a qualquer coisa que boie na esperança de se salvar. O SMS é fruto de maldade ou de uma mentalidade que reconhece que os governos de Sócrates lançaram o País numa crise social e política pior do que o PREC e recorrem a uma tábua de salvação que precede o afogamento, o suicídio.

Mas, como já disse há dias noutro local, Sócrates está a dar um sinal de não ter dignidade nem honra (pois de outra forma já teria saído antes de ter tanto desgaste) e isso não é só culpa dele mas, principalmente, dos tachistas que ele alcandorou a postos acima do seu valor e que temem ser desalojados. O Vara, o Rui Pedro, os Penedos e outros yesmen tudo farão para o agarrar à cadeira até ao último suspiro. Usam-no em proveito próprio, enquanto puderem.

Nisso, António Guterres e Ferro Rodrigues foram mais sensatos e souberam sair antes de ficar desfigurados na sua dignidade.
Mas Sócrates tem desperdiçado muitas oportunidades e não é a Fonte Luminosa que lhe vai restaurar a auréola já muito oxidada, escura e sem a mínima luz.

Não é fácil ser bom político quando se rodeia de uma alcateia que só pensa em se fartar, sem usar de valores éticos, morais, cívicos.

Um abraço
João

Pedro Coimbra disse...

É uma manifestação de desagravo?

Compadre Alentejano disse...

Para mim, é o estertor do moribundo...
Não se compreende é como querem fazer uma manifestação de desagravo, ou não, a quem, políticamente, já não existe...
Abraço
Compadre Alentejano

A. João Soares disse...

Meus amigos,

E urgente, imperioso, que o povo seja esclarecido e compreenda melhor o que se passa. Na política não há regras morais. Paulo Rangel, numa palestra no Alto Alentejo disse que já Machiavel dizia que ética e política não se conjugam, não coexistem, não convivem. E é esta pouca vergonha!!! Eles estão lá apenas para se governarem e não para governarem o País em benefício dos portugueses.
E os cidadãos? De que esperam para
tratarem os dentes dos incompetentes eleitos, à semelhança do sucedido com Berlusconi?

Abraços
João

A. João Soares disse...

Sobre este tema é interessante o seguinte artigo do Jornal de Notícias:

35 ou 36 anos depois
JN. 100215. 00h30m, Por Manuel António Pina

"Vamos de novo encher a Alameda da Fonte Luminosa", propõe-se uma melancólica mensagem SMS que por aí circula invocando os idos de 1975, quando o PS de Mário Soares, liderando todo o espectro político não comunista, levou 100 mil manifestantes àquele lugar.
Desta vez o objectivo é desagravar Sócrates pela "baixa campanha" de que estará a ser vítima. Há dias, a manifestação de fatiota branca "pela liberdade" não reuniu mais do que umas dezenas de pessoas, mirones incluídos.

Mas manifestações de desagravo têm mais hipóteses de sucesso do que manifestações de desagrado. Esperar "de novo" 100 mil pessoas na Alameda talvez seja excessivo, mas pelo menos os 1361 já contemplados com cargos nestes pouco mais de três meses de Governo, e sobretudo todos os contempláveis que se encontram em fila de espera, não deixarão decerto de querer aparecer na fotografia.

O problema das manifestações de desagravo é que são de mau prenúncio. A última de que me lembro ficou com o ominoso nome de "brigada do reumático" e juntou, em 1974, uma ou duas dezenas de luzentes e medalhadas fardas no gabinete de Marcelo Caetano.

mariahenriques disse...

Era o que falatava que as pessos não pudessem manifestar-se.sendo que essa das mensagens por sms é uma enorme treta e ainda que para meu espanto :-

olha estou quase sem palavras;
o daniel oliveira agora é contra as manifs-que raio lhe terá acontecido??:

http://bit.ly/9yRG0O

A. João Soares disse...

Maria Henriques,

Compreendo o seu espanto. Parece que, por enquanto, as manifestações pelo Governo não são proibidas. Isso nem na Venezuela do amigo Hugo Chávez!!!
É como a Comunicação Social, só é exercido controlo na que critica actos de governantes. As pessoas não conseguem compreender que os coros bem ensaiados produzem espectáculos mais harmoniosos, disciplinados, A liberdade individual num coro é coisa nefasta, que estraga o conjunto!!!
Não é isso que a Maria Henriques entende?

Creio que ninguém critica o direito à manifestação, promovida por SMS no bom estilo daquelas que, em 2001, nas Filipinas, derrubaram o Presidente Joseph Estrada que foi substituído por Gloria Macapagal Arroyo. Mas não se compreende a sua intenção que parece insensata, vide o que aconteceu nas Filipinas!
Por outro lado, estar a renovar os processos utilizados no PREC, em contexto muito diferente, parece uma ofensa para o bom povo português.

Cumprimentos
João

Anónimo disse...

É curioso que alguns tenham achado legítimo que se convocassem manif´s de professores por sms, mas depois utilizem uma linguagem jocosa e irónica sobre uma idêntica forma de convocação de manifestação de apoio ao actual Governo - há democracia e liberdade para uns, e "desagravo" e "reumático" para outros? Sou socialista desde sempre, como já meu falecido pai foi e reconheço-me na luta pela Liberdade e pela Democracia que este partido sempre desenvolveu. Sinto-me indignado com a actual campanha de asassinato de carácter do Primeiro Ministro - se alguém cometeu algum crime, os Tribunais e polícias que provem e actuem, mas este "julgamento popular" de tablóides, na praça pública, deveria envergonhar quem realmente ama a Democracia e a separação de poderes. Hoje em dia qualquer um se acha no direito de insultar e denegrir José Sócrates - terá direito a lugar na primeira fila de programas de TV ou entrevista na primeira página de jornais, ainda que nada acrescente a não ser mais veneno, mais "suspeições", mais lixo verbal. É por isso que entendo quem teve a ideia de convocar esta manifestação, de forma livre e espontânea certamente, porque hoje em dia há todo um clima opressor contra o PS e contra Sócrates, misturam-se alhos com bogalhos e já só falta que se mandem prender os militantes socialistas, esses "criminosos" que, pelos vistos, já nem direito têm a indignar-se e a manifestar-se na defesa das suas ideias e de um Governo legítimo e ELEITO pelos Portugueses! Como diria a minha avó - "ora abóbora!"

Cumprimentos,

António Lopes

A. João Soares disse...

António Lopes

O meu respeito pela sua confissão de pertencer ao PS.
«Sou socialista desde sempre, como já meu falecido pai foi e reconheço-me na luta pela Liberdade e pela Democracia que este partido sempre desenvolveu.» Hoje, nem todos os seus camaradas se sentem animados a fazer tal confissão.

Se ler com atenção as posições que aqui tenho tomado, ao longo dos 2.065 posts aqui existentes, nada encontra hostil a qualquer dos partidos e já tenho elogiado afirmações e actos de qualquer dos partidos. Neste espaço cultivo a isenção, a imparcialidade e o apartidarismo para, acima de tudo contribuir para um Portugal mais desenvolvido, mais democrático, com mais justiça social, menos corrupção, menos abusos dos dinheiros públicos, menos compadrios, menos cumplicidades, etc.

E, sempre que critico algo que considero menos correcto, procuro fazê-lo, com o aspecto de sugestão de que o caso deve ser revisto e evitado no futuro, para bem dos portugueses e do País.

E a confirmar isto, vou transcrever o comentário que fiz há poucas horas no blogue Rumindo:

A minha chapelada respeitosa por esta lição de mestre.

É preciso fazer um acto de contrição, aceitar que errou, confessar os erros e mostrar firme disposição para emendar os procedimentos incorrectos e não voltar a errar.

afastar todos os servidores que dizem a tudo que sim que elogiam de forma interessada para manterem o lugar mas que afundam o chefe.

Para obter conselhos reúna-se com os mais prudentes elementos dos órgãos do partido, que não sejam corruptos, nem pedófilos, nem tenham enriquecido de forma ilegítima, nem sejam demasiado ambiciosos.

Chame para uma conversa os jornalistas e outros cidadãos que tenham emitido críticas à sua forma de agir. Certamente aprenderá com eles a conhecer melhor as realidades e os efeitos dos erros a que é levado pelos seus assessores subservientes.

Deixe de nomear os incompetentes filhos de amigos e escolha o que há de melhor no País, contrate com eles uma lista de tarefas e e avalie o seu desempenho, independentemente do partido a que possam pertencer. Se cumprem bem não interessa a tendência, se não cumpram mande-os embora por justa causa.

Na sua posição, seja um líder e não uma ovelha nas mãos de má gente que o arrasta para o seu fim trágico.

Amigo Faria, nesta hora matinal, ao correr do teclado, saiu-me este devaneio que procuro não ser demasiado didáctico!!!


Se o António Lopes quiser tirar algum proveito deste texto, a bem do PS e a bem de Portugal, ficarei muito feliz.

Cumprimentos
João

Luis disse...

Caro João,
O pior cego não é quem não vê mas sim quem não quer ver...
Um abraço amigo.

Anónimo disse...

Caros Amigos:

Passando por este sítio do João Soares, tive a curiosidade de verificar como esta "novela" terminava neste blog.
Assim vou deixar aqui o meu testemunho. Num canal de TV (SIC notícias?) vi a alameda completamente vazia no dia 20 de Fevereiro passado e um repórter a dizer que apesar da convocatória ninguém tinha aparecido.
Em contrapartida, à mesma hora, na Av. da Liberdade, numa manif. convocada por um movimento cívico a favor do referendo ao casamento dos gays, conseguiu juntar cerca de dez mil pessoas, uma concentração desde a Av. Herculano até ao Restauradores. Foi assim que vi, pois participei na descida da Avenida da Liberdade, nessa manif.. Quando a PSP disse que seriam 5.000 queria referir-se a adultos, pois os adolescentes, crianças e até bébés seriam o dobro daqueles!!!
Um abraço para vocês e para todos os que apoiam este movimento solidário a favor da FAMÍLIA.
Mnauel Bernardo

A. João Soares disse...

Caro Bernardo,

Obrigado por passar por aqui, embora não haja manifestantes a contar!!!
A sua vocação de escritor e interessado em factos históricos leva-o a colher dados seguros, directamente, para futura utilização. É um direito cívico apoiar as manifestações com que se concorda, embora seja desgastante ver os erros de contagem!!!

Um abraço
João