domingo, 14 de fevereiro de 2010

Estabilidade ou estagnação?

Os políticos, principalmente quando estão bem instalados nas alcatifas do Poder, abusam da palavra estabilidade, deixando um sabor amargo a estagnação. Defendem a imobilidade, a ausência de reformas, de mudanças fazem poucos gestos para iludir os papalvos mas deixando tudo na mesma.

Comecei a magicar e recordei os meus tempos de jovem utilizador de bicicleta que, quando parada, não tem a mínima estabilidade, e só a adquire quando em movimento mais ou menos rápido. Lembrei-me de um jovem aviador que dizia, com muita graça, que teve que desobedecer à mãe que estava sempre a recomendar-lhe para não voar com muita velocidade.

Em contrapartida ao movimento, à dinâmica, ao progresso que são inerentes á estabilidade, a estagnação faz pensar na águas do charco, do pântano, que apodrece, gera cheiros pestilentos, nauseabundos e mata plantas e peixes.

Mas, não contente com os meus próprios pensamentos, quis confrontá-los com outras opiniões e acabei por encontrar na Internet o seguinte texto

Mudança e estabilidade

Você já pensou sobre os conceitos acima citados?
Sim! - Não!
Então vamos pensar um pouco.
O que significa estabilidade para você?
Estabilidade para muitas pessoas significa chegar a um ponto máximo de realização e desenvolvimento e então permanecer parado neste ponto.
Para outras significa conquistar segurança e conforto.
O que acha?
Você concorda com esta ideia?
Caso você concorde pense se estas definições acima... elas significam estagnação.
Estagnar significa parar, será que estabilidade e estagnação são sinónimos? Acredito que não!
Acredito que estabilidade significa conquistar segurança e conforto em várias áreas da vida, mas isto não quer dizer que chegamos ao nosso ponto máximo, pois estamos em constante crescimento e desenvolvimento, a evolução é um ciclo contínuo e não pára nunca. Portanto estabilidade está relacionada com conquistar a tão sonhada segurança, mas é preciso saber administrá-la para mantê-la, sendo assim são necessárias constantes mudanças e uma boa capacidade de adaptação.
Neste ponto vou introduzir o conceito de mudança.
Você acredita que a estabilidade só é possível com mudanças?
Se você respondeu que sim, Parabéns!
Pois é, para conquistarmos a estabilidade é necessário que mudanças ocorram em nossas vidas, sejam elas, afectiva, académica, profissional, ambiental, física ou profissional. A mesma afirmativa serve para a manutenção desta estabilidade.
Aquele que conquista estabilidade, mas não consegue se adaptar às mudanças sociais, económicas, políticas e etc. dificilmente manterá a estabilidade. Um exemplo desta situação, são as empresas que não acompanharam as mudanças tecnológicas, entre outras que estão acontecendo constantemente no mundo, a tendência dessas empresas é serem sugadas pelas oscilações e sumirem do mercado. Pense agora em você, que mudanças foram ou são necessárias para conquistar ou manter a estabilidade.
Fica aqui uma dica e uma reflexão:
A estabilidade só é possível com mudanças.

2 comentários:

Luis disse...

Caro João,
Com o perigo de me repetir, fizeste reflexões muito oportunas e cheias de verdade e de bom-senso!
Na realidade estagnar associamos logo a águas paradas , a pantanos e é isso mesmo a situação que vivemos. Enquanto isso, estabilidade exige mudanças pois não há estabilidade quando estamos estagnados, isso é um contra-senso!
Quem assim não pensa só nos está a enganar para seu próprio proveito!!!
Um abraço amigo.

A. João Soares disse...

Caro Amigo Luís,

Mas repara que quando os governantes e seus apoiantes dizem que querem estabilidade, deixam transparecer que querem estagnação, sem uma mudança por mínima que seja, sem uma correcção do rumo para impedir que o navio encalhe. Esse tipo de estabilidade é pura estagnação, podridão, decomposição, degradação, enfim o pântano.
Só pode estar interessado quem for louco e estiver num bom tacho e arriscar o suicídio lento e progressivo, no estilo: que se lixe, depois de mim que venha o dilúvio! É próprio de alguém que não pensa nos vindouros, nos seus descendentes, um louco egoísta, egocêntrico e míope que só vê a ponta do nariz ou talvez nem isso!

Um abraço
João