Recebemos notícia de uma operação de limpeza do lixo disseminado pela superfície da Estónia, levada a cabo por toda a população que teve efeito em poucas horas, vejam como-limpar-um-pais-em-horas, postado há dias pelo amigo Luís.
Efectivamente, vivemos num lindo planeta, mas estamos a destruí-lo todos os dias.
Há lixo em todos os lugares; praias, cidades, florestas e até nos oceanos.
É preciso limpar o nosso País. Para isso é indispensável a colaboração de todas as pessoas, organizações e comunidades para concretizar esta ideia e encontrar parceiros confiáveis, nas autoridades, nas empresas com meios adequados para este efeito.
Não se trata de acção política, eleitoral, mas se os partidos quiserem, desde já, entrar nessa operação, que deve ser permanente, só terão vantagem aos olhos do povo.
Será útil a colaboração voluntária das pessoas, quem empreste equipamentos, transportes e os “midia” que estimulem os voluntários.
O grande dia de encerramento da operação será 8 de Novembro e, então,quando finalmente o País estiver limpo, será uma expansão da alegria para os portugueses, ao gosto local, conforme a disponibilidade de autarquias e organizações da região.
E será bom que daí se conclua que será mais fácil não poluir, não espalhar lixo, entulhos e escombros.
Esta mensagem deve ser difundida por todos os portugueses, e em cada Freguesia e Concelho, devem ser organizadas as acções mais adequadas, tendo sempre em vista o benefício que daí resultará para o ambiente e para as pessoas.
Aceito as vossas propostas que podem ser, e certamente serão, muito diferentes.
* Trabalho feito em conjunto com os amigos João e Luís. Contamos com a participação activa de todos os colaboradores e leitores.
Fernanda Ferreira
Este post é a transcrição feita do blog Sempre Jovens e tem a intenção nele bem descrita. Pede-se a colaboração de todos os portugueses conscientes, de boa vontade, quer individualmente quer através das organizações ou instituições a que pertençam.
A Decisão do TEDH (395)
Há 23 minutos
6 comentários:
Ah, querido amigo João.
O lixo é memso um problema mundial mas espero que se resolva logo.
Só espero, claro, que não "empurrem" o problema para outro país como foi o caso da Inglaterra que enviou toneladas de lixo para o Brasil, dentro de containers. Veja aqui : http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=903225&tit=Ibama-intercepta-mais-de-mil-toneladas-de-lixo-enviado-da-Inglaterra-ao-Brasil-
Beijinhossssssss
gisele
Caro Amigo, reproduzo aqui o que escrevi no blog sempre jovens:
Boas noites, excelente iniciativa, prima pela espontaneidade, e pelo alerta, também a nível governativo teremos de efectuar limpezas, do lixo da AR. As eleições são já num futuro próximo, vote em consciência, e civilmente, derrubando a arrogância e a prepotência.
A iniciativa de limpar Portugal tem de ser na sua plenitude, eu VOU.
Abraços
Fernando Marques
Pulseira Electrónica
Cara Gisele,
Penso que não haverá muito lixo perigoso espalhado pelo terreno, mas Portugal já tem estudado a forma de se tratar os lixos tóxicos. Agora pretendemos que localmente, a nível município, sejam recolhidos para local próprio e devidamente tratados os lixos abandonados na Natureza, conspurcando o ambiente que queremos limpo.
Um abraço
João
Claro Fernando Marques,
São duas limpezas diferentes. A da AR já tem quem trate dela, mas vai resultar na permanência de muito dele e da substituição de outro por novos que procuram enriquecer. Ali está o alfobre dos aproveitadores do BPN, Freeport e outras fontes de «enriquecimento ilícito»
Mas a campanha que está lançada trata de lixo que emporcalha o ambiente em locais que deviam estar limpos e saudáveis para pessoas, animais e plantas.
É indispensável divulgar a ideia e entusiasmar as pessoas para evitarem danificar o ambiente e limpar o que agora precisa de ser limpo.
Espero que colabore e contacte órgãos da comunicação social e instituições públicas e privadas para que o objectivo seja atingido a bem de todos.
Abraço
João
Meu caro João
Publiquei no "Casa" um post de apoio à campanha da limpeza ao país.
Pensei em pô-lo também no Sempre Jovens mas, não sei porquê, não cosegui colocar a imagem.
Se o João quiser e conseguir...fique à vontade.
Um beijo
Mariazita
Querida Amiga Mariazita,
Muitíssimo obrigada pela sua adesão a esta ideia. Obrigada pelo lindo post e pelo selo.
Peço-lhe que insira o selo no Sempre Jovens. Sabe melhor do que eu como fazê-lo e o impedimento que existia está já ultrapassado.
Peço também que publique lá o seu post, mas com uma pequena alteração no título para não ficar igual a um post que já exista, para facilidade de encontrar mais tarde no arquivo.
QUEREMOS UM PORTUGAL LIMPO
E vamos conseguir com a boa vontade de todos os portuguses de boa vontade.
Beijos
João
Enviar um comentário