terça-feira, 28 de julho de 2009

Crimes ambientais. Limpar Portugal

Segundo o relatório anual do Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente (SEPNA), a Guarda Nacional Republicana (GNR) registou 5877 denúncias de crimes ambientais em 2008, o que representa um crescimento de 23 por cento comparativamente a 2007, com 4513 ocorrências.

Isto revela "uma maior sensibilização do cidadão para as questões do ambiente", conforme refere o autor do relatório.

Estes, como muitos outros tipos de crime, exigem a denúncia de quem deles tenha conhecimento ou que deles tenha suspeitado por ter observado indícios. Cabe depois á autoridade a investigação e adopção de medidas adequadas previstas na lei.

Dentro do mesmo espírito, chama-se a atenção para o apoio a dar ao movimento Limpar Portugal que se propõe limpar a floresta portuguesa num só dia. A Natureza - o ambiente precisa de ser preservada e mantida no melhor estado de limpeza para, de forma sustentada, permitir a vida nas melhores condições.

5 comentários:

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Amigo João,

A sua preocupação com o meio ambiente é comovente. Se metade da população pensasse e agisse em conformidade estaríamos salvos desta calamidade.

A semana passada mandei para a Câmara Municipal de V.N.de Cerveira dois e-mails, com fotografias de um contentor de lixo contendo todo o tipo de lixo impróprio para o mesmo; cartões, esferovite, lâmpadas, papel, um fogareiro antigo de ferro, garrafas, e o lixo, que devia estar dentro encontrava-se espalhado por todo o lado, do lado de fora, os sacos rebentados pelos animais e a Rua toda suja com detritos que voavam pela acção do vento.
As fotos foram tiradas no Domingo e como na Segunda feira não foi feita a recolha do mesmo lixo, a situação obviamente piorou.

Pois amigo, fique sabendo que nem uma resposta me deram...e como se não chegasse, ainda se reage mal, quando eu nos Cerveirenses amigos falo na Campanha Limpar Portugal, leia-se limpar-portugal-no-nosso-caso.

Já no ano passado, reagi fortemente contra a descarga de água de fossas cépticas feita aqui mesmo junto ao portão e minha casa, durante o dia, num regueiro onde até haviam trutas, mas consegui que tal fosse abolido, pelo menos aqui não há mais despejos.
Pelo menos algo se vai conseguindo, mas por fazer bem pela nossa terra, chamam-me a intocável...enfim, coisas que até custam a acreditar!!!

Uma coisa é certa, se voltar a acontecer o sucedido com o contentor do lixo, as fotos serão publicadas nos cerveirensesamigos, pode ter a certeza.

Desculpe se me alonguei, mas este é um assunto que me deixa fora de mim.

Beijinhos

A. João Soares disse...

Cara Ná,

Em 1992 durante o segundo semestre, fiz uma intervenção diária no Rádio Clube de Sintra sobre o ambiente e os cuidados a ter na sua preservação. Ia para o ar um texto que gravava na semana anterior, todos os dias diferentes e, num dos dias ia lá à hora da emissão para responder a perguntas que me quisessem fazer.
Gosto de cumpri o meu dever de colaborar com a minha pequena quota-parte da responsabilidade para o combate à poluição e às alterações climáticas.

As atitudes hão-de mudar e não será por decreto nem por milagre, nem p~com bombas ou tiros de canhão. Será com o esforço persistente de cada um de nós. Não é a fazer críticas com raiva, ódio ou desejo de vingança, é com AMOR ao ambiente e às gerações futuras a quem devemos legar um mundo melhor do que o actual.

A Ná está bem sintonizada com estas ideias, assim como outros colaboradiores do SJ. Temos que espalhar a semente das nossas ideias. O resultado demorará a ver-se mas ele é certo. Não podemos esmorecer.

Beijos
João

Beezzblogger disse...

Amigo A João Soares, e carissíma Ná, de facto nós não podemos ser marginalizados por intervencionar no nosso dia-a-dia em prol do ambiente, ele é de todos nós, mesmo daqueles que se estão borrifando para ele e o estão a prejudicar. Enquanto nos mantiver-mos atentos, como eu e você, e o Amigo A João Soares, e outros tantos, que denunciam, expõeem, divulgam e gritam apontando soluções e caminhos, teremos a nossa consciência tranquila de que estamos a dar o nosso melhor pelo ambiente em que vivemos, e legando nas gerações futuras, um planeta e meio ambiente mais saudável.

Sózinhos, pouco valemos, Juntos temos um mundo inteiro nas mãos.

Só precisamos de voz, e este é um dos nossos meios.

Abraços do
@Beezz

Maria Letr@ disse...

Amigos,
Como devem calcular, ajudar a limpar Portugal, residindo em Londres, só seria possível se, nessa altura, estivesse em Portugal. Espero que sim, porque vou muitas vezes ao meu País. Porém, tenho agora um compromisso que assumi com a minha neta, que está a estudar em Londres e que é o de acompanhá-la ao Colégio sempre que tem aulas e, depois, ir buscá-la. Já aqui referi isso.
Querendo contribuir, de alguma forma, na divulgação de tal projecto, pedi ajuda ao Consulado Português, no sentido de facultar-me propectos que, eu mesma, iria distribuir pela Comunidade Portuguesa aqui residente, com o objectivo de contactarem, por sua vez, os seus familiares residentes em Portugal, afim de alargar essa ajuda ao maior número possível de localidades.
Resultado: Ainda ninguém me respondeu.
Não creio deva pronunciar-me, para já, pois sei que o Consulado está sempre superlotado de trabalho. Continuarei a aguardar.
Eu já poderia ter-me deslocado a alguns pontos para distribuir comunicados, mas como também disse já, estou há duas semanas praticamente imobilizada em resultado dum acidente que tive num pé. Logo esteja melhor, irei cumprir esta missão.
Um abraço a todos.
Maria Letra

A. João Soares disse...

Amigos Ná, Bezz e Mizita,

O meu apelo é que cada um faça tudo o que puder. Com esta publicidade e difusão de informação e de apelos, já estamos a fazer algo, o que está ao nosso alcance.
Pela minha parte, além disto, sou cuidadoso na reciclagem do lixo, nos cuidados em evitar a poluição, etc, etc. Com a minha idade e estado físico não posso pegar numa pá e estar a mexer com ela durante muitos minutos. Mas podem contar com a minha voz escrita em e-mails e nestes blogues, e de outra forma que a administração da campanha Limpar Portugal julgue conveniente.

Abraços
João