quinta-feira, 16 de julho de 2009

Limpemos o caminho que pisamos

Limpemos o País onde vivemos

Abram-se de par em par todas as portas
A quem quiser entrar, com o seu valor.
Os nossos corações, cheios de esperança,
Querem viver num País com mais Amor.
Juntemos todos num mesmo movimento,
Gritemos à união em alta-voz.
Ergamos no País, um monumento
Em homenagem à Paz e a todos nós.
Meus amigos, companheiros nesta luta,
Para erguê-lo precisamos duma mão,
Com a força poderosa dum elefante
E a persistência, arguta, dum leão.
Temos em nós tudo isso. Oh se temos!
Somos capazes de transportar montanhas.
A História bem conhece o nosso povo,
Por brilhantes descobertas e façanhas!
Comecemos por limpar todo o terreno,
Que pisamos com mágoas e incertezas.
Façamos deste gesto um'obra de arte,
Devolvamos ao País suas belezas.
Juntemos forças, façamos desta obra
Uma lição, um exemplo a não 'squecermos.
Limpemos o caminho que pisamos,
É um começo para melhor vivermos.
E depois de tudo limpo, meus amigos,
Mudemos as marés e as tempestades.
O futuro que queremos, para todos,
Depende de milhões de boas-vontades.
A minha eu darei de corpo e alma.
Espero bem, de ti, a mesma abnegação.
Temos de sobreviver à negligência
E ao desprezo d' alguns pela Nação.

Maria Letra

NOTA: Este texto de Maria Letra foi publicado no blogue Sempre Jovens e constitui uma bela modalidade de reforçar a campanha anunciada no post Vamos limpar Portugal, a qual atingirá o deu ponto máximo em 8 de Novembro mês em que serão tomadas universalmente posições bem visíveis em defesa do ambiente e da conservação do Planeta Terra.
É bom sublinhar que será necessário que todos e cada um colaborem na eliminação dos lixos espalhados por todos os recantos do País. Devemos legar aos nossos descendentes um território nas melhores condições de habitabilidade.
À amiga Maria Letra desejo que nunca reprima a sua vocação para a poesia e que a utilize na defesa de boas causas, como é esta.

5 comentários:

Maria Letr@ disse...

Amigo João,
Pode crer que tudo farei, na medida do meu possível, no sentido de mobilizar, através da minha simples poesia, as mentes que, por bloqueios quantas vezes com causas não identificáveis, não conseguem ter iniciativa ou sentir a necessidade de actuar, de participar, de denunciar. Como eu gostaria de ver conseguido este objectivo proposto pelo Luís e pelo João. Os meus parabéns.
Um abraço.
Maria Letra

A. João Soares disse...

Querida Mizita,

Vejamos se os portugueses se mostram merecedores desta iniciativa. Parece que eles preferem o que mexe com dinheiro e corrupção, e isto é um gesto gratuito e generoso. A limpeza do ambiente deveria ser o sonho dos portugueses. Mas não estou a ver grande entusiasmo das pessoas e contactarem as autarquias da sua área ou o serviço de protecção civil ou os bombeiros locais, ou o padre da paróquia para aconselhar os fiéis.
Veremos o que se vai passar ou se os e-mails só servem para reenviar anexos como se as pessoas não soubessem escrever e agir.

Beijos
João

Anónimo disse...

Sr. João Soares
Em primeiro lugar quero elogiá-lo por se ter lembrado de fazer este apelo para limparmos o caminho que pisamos, foi uma ideia excelente
Eu concordo consigo e farei tudo o que estiver ao meu alcance para que esta difícil tarefa tenha êxito.
Temos que nos unir e criarmos um campo de atracção muito forte, com corrente positiva, de maneira que
Possamos repelir e incinerar tantos poluentes que andam por aí. Não podemos estar á espera que Deus faça um milagre e que faça tudo por nós, temos que ser nós. E Deus já o escolheu para dar o primeiro impulso. Necessitamos de arranjar muitas vassouras e gente honesta com força e coragem, como foi a padeira de Aljubarrota, temos que deixar os caminhos limpos e alguns recursos para os nossos descendentes. Para que Portugal volte a ter homens corajosos sérios honestos e trabalhadores, como foram no passado, que levaram tão longe o nome de Portugal e estivemos tão perto de sermos alguém, temos que tirar dos nossos caminhos os traidores e desertores que em tão pouco tempo tanto destruíram e tanto poluirão
Um abraço
D. Teixeira

A. João Soares disse...

Caro D. Teixeira,

Muito obrigado pelo seu entusiasmo.

Portugal precisa de si como de cada português. Oxalá muitos adiram e considerem que o problema é de cada um. O amigo já aderiu ao movimento e usa os verbos na primeira pessoa. Muito bem.

Faça o favor de abanar todas as pessoas com quem possa contactar e levar as instituições da sua área e não só a entrarem nesta onda de limpeza de forma eficaz.

QUEREMOS UM PORTUGAL LIMPO

Para bem dos portugueses de hoje e para os que hão-de vir.

Um abraço a contar com a continuação do seu entusiasmo nesta acção cívica voluntária
João

Maria Letr@ disse...

D. Teixeira,
Foi lindo ler o Seu comentário à iniciativa tomada no sentido de devolver ao nosso País a sua beleza natural no seu melhor estado: limpa. Uma beleza que não pode ser beliscada, constantemente, por pessoas negligentes, sem o mínimo respeito por ela. Estou feliz por começar a sentir que haverá muitos portugueses que irão aderir a este projecto, adesão essa que nos trará a esperança que por vezes esmorece quando sentimos na pele o resultado de tanta poluição provocada por quem não conhece a Lei do Amor, onde a higiene tem o seu cantinho MUITO importante.
Bem Haja!
Maria Letra