segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Um ricaço a contas com a Justiça na China

O mais rico empresário da China continental, Huang Guangyu, foi detido por alegada manipulação de acções de uma empresa controlada pelo seu irmão. Com 39 anos, tem uma fortuna estimada em cerca de 5 mil milhões de euros e é presidente da Gome ("Guo Mei"), cadeia de lojas de electrodomésticos, uma das marcas mais conhecidas da China, com 1.300 lojas em mais de 300 localidades, e emprega cerca de 300.000 pessoas.

Os lucros da Gome aumentaram 111 por cento em relação a igual período de 2007.
Huang Guangyu é também investidor imobiliário e encabeçava a última lista anual dos "Mil mais ricos da China", divulgada o mês passado.

Como outros milionários chineses, Huang Guangyu (Wong Kwong Yu, como é conhecido em Hong Kong e Macau) começou a carreira quase a partir do nada.

Os muito ricos nem sempre alcançaram alta situação económica por mérito, por comportamentos exemplares, como efeito de virtudes, como a notícia refere. Entre nós também abundam referências a casos muito suspeitos, nas notícias da Comunicação Social dos últimos tempos. Porém na China, tal como em casos citados no post Lições do dito «Terceiro Mundo», haverá, certamente, uma condenação adequada na proporção do crime e não na proporção inversa à riqueza do arguido, como é vulgar acontecer por cá.

4 comentários:

Anónimo disse...

Que eu saiba o normal é sofrerem pena de morte!

A. João Soares disse...

Caro Luís,
Como é diferente o «amor» em Portugal!!! Por cá, os do colarinho branco, vão fazendo o que lhes apetece sem que haja quem os incomode.
Vejamos a rapidez com que se faz fortuna, lendo a telenovela da «Operação Furacão», do «Apito dourado» e como aconteceu com o célebre processo das «Facturas falsas». Cá, é tudo boa gente, não há rapazes maus. E o povo desprotegido que se lixe.
Abraço
João

Anónimo disse...

É o o COMUNISMO, e a cassete, é a mesma de sempre. Isto para referenciar, a atitude dos Chineses face à corrupção.

E não, não é Pena De Morte, o normal. Se o mal infligido, pelo sujeito implicou morte e miséria, aí sim ele sofrerá com a pena de morte, ao contrário de cá, que se ficaria a rir des pacóvios dos democratas que somos todos nós.

Abraços do Beezz, viva o 3º Mundo, Viva o Comunismo!

A. João Soares disse...

Caro Beezz,
Independentemente de ideologias, o que aqui está sublinhado é a aplicação da justiça que deve ser igual para todos, e não devem ser poupados os que enriqueceram a custa de «habilidades» que exploraram os mais desfavorecidos, os sempre explorados.
Abraço
João