domingo, 14 de outubro de 2007

Rasteira detectada a tempo!!!

OE 2008: Finanças admite gralha beneficiando reformas altas

O Ministério das Finanças admitiu a existência de uma gralha no Orçamento do Estado para 2008, que gerava benefícios aos pensionistas com reformas mais elevadas, num comunicado distribuído à comunicação social.

A admissão da gralha no OE surge depois de vários órgãos de comunicação social (OCS) terem noticiado que as alterações propostas no âmbito das deduções de IRS para os pensionistas teriam como efeito um benefício das reformas mais altas e uma penalização daqueles que aufiram pensões mais baixas.

Resta a dúvida de esta gralha poder ter sido intencional, como aconteceu no Código do Processo Penal (Ver Fantasmas entre os legisladores???!!!) e, se os OCS não tivessem detectado essa injustiça, ela ficaria com orça de lei a aumentar as distâncias sociais entre ricos e pobres.

A lição a retirar é a que tem sido repetida com as sugestões de usar o direito de expressar a indignação, ou de não se resignar. É preciso estar atento às tropelias dos detentores do Poder e levantar a voz. Com as manifestações de desagrado, algumas localidades fizeram o ministro da Saúde recuar no encerramento de maternidades, de centros de saúde e de urgências. Eles deitam o barro à parede a ver se pega. O povo tem de estar de olho abertos, para impedir a consolidação de trafulhices.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ainda bem que existem pessoas como o meu amigo, sempre atento. Devia haver mais. Que pena que eu tenho de só saber fazer poesia... Existem temas que não dão nem sequer para gazetilhas de humor. Continue. Abraço

A. João Soares disse...

Cara Brizíssima,
Muito obrigado por esta visita e o comentário. Apesar e dizer que apenas sabe fazer poesia, deixou aqui um comentário com muita sabedoria: é difícil fazer gazetilhas de humor com base nos acontecimentos diários do país. Talvez o humor negro, atro, lúgubre, como a fuligem das lareiras de antigas casas de aldeia, permita retratar o País!
Fico à espera de mais visitas suas, com a sua perspicácia poética.
Está autorizada (!!!) a fazer comentários em verso!
Abaço