segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Motes para reflexão

Qualquer destino, por mais longo e complicado que seja, vale apenas por um único momento:
aquele em que o homem compreende, de uma vez por todas, quem é.
Jorge Luís Borges

"Às vezes é preciso falar para se ser ouvido,
outras tem que se calar para ser apreciado."

Eis duas oportunidades para alinhar um pequeno comentário sobre cada um dos motes

8 comentários:

Anónimo disse...

Concordo que calados não vamos a lado algum.Ninguém ligará, ou conhecerá. Refilando apenas, também não.Somos tomados como apenas do contra, seja qual a situação.
Temos que ser justos nas avaliações, mas sem medo, sempre dizendo o que para nós e para os outros vale a pena ser dito.

Gostei caro AJS
Abraço

Unknown disse...

"Qualquer destino, por mais longo e complicado que seja, vale apenas por um único momento:
aquele em que o homem compreende, de uma vez por todas, quem é."
................

Todos os dias há uma coisa que nos sucede que é a mais importante de todas, mas que não notamos. O momento em que assimilamos mentalmente e emocionalmente que estamos vivos, inspirando e expirando, unidos, numa mesma sinfonia, são coisas tão maravilhosas que sempre soubemos mentalmente, por ideais de outros, mas nunca havia experienciado.E nessa compreensão que vai para além de todas as palavras e de todas as ideias que a mente possa elaborar sabemos intuitivamente o que somos e quem somos.

Unknown disse...

"Às vezes é preciso falar para se ser ouvido,
outras tem que se calar para ser apreciado."

Que paradoxo, não é? Nem sempre temos sabedoria para saber os momentos certos para o falar e o estar calado.

Eu mudaria umas coisinhas nesta citação:

-As vezes precisamos de falar para nos ouvirmos.
Outras vezes precisamos estar calados para ouvirmos os outros.

Boa noite,e um abraço sincero. Gostei muito do seu blogs. Parabéns.

A. João Soares disse...

Caros M Relvas e Linda,

Aquilo que se chama «pensamento» é o resultado da cogitação do seu autor e também um incentivo a que nós pensemos no mesmo tema, para concordar ou para discordar.

1. Quanto a calar ou falar, sugiro a leitura do post a seguir a este. Calar ou não pode ser virtude ou erro. O bom senso deve preponderar.

2. Compreender quem somos, constitui um objectivo importante mas difícil de alcançar. O filósofo grego deu tanta a importância a este tema que ficou imortalizado pela frase «conhece-te a ti próprio». O exame de consciência, a introspecção, a procura da compreensão dos sentimentos, das razões que nos levam a reagir de uma forma ou de outra devem ser uma intenção permanente. Em cada momento temos que tomar decisões, umas maiores do que outras e, se antes e depois, reflectirmos no processo de preparação dessas atitudes, ficaremos a conhecer melhor a nossa personalidade, o funcionamento do nosso cérebro e do nosso coração. Somos uma máquina muito complexa, difícil de conhecer com perfeição.
O tema continua aberto a mais opiniões; é suficientemente importante para um debate prolongado.
Cumprimentos
AJS

Unknown disse...

Olá, boa tarde João
Está certo, tudo na vida é uma questão de bom senso, Só que nem sempre esse sr. O bom senso, se encontra perto de nós. Eu gosto de citações, de máximas, de ditados, provérbios, pensamentos, reflexões, essa panóplia de coisas já pensadas, precisamente porque se prestam a inúmeras interpretações e são de tamanho único e de "género" unisexo, cabem em inúmeras situações.
Por exemplo no caso de Sócrates, a minha interpretação da frase" Conhece-te a ti mesmo" Tem uma dimensão mais vasta, parece-me, que o filósofo não estava a falar da nossa personalidade, ou do nosso cérebro, talvez tivesse a falar e focado numa dimensão mais interior, conhecer a uma presença que está para além da nossa mente e que é comum a todos os homens todos os seres humanos.
Abraços

A. João Soares disse...

Bo tarde Linda,
A amplitude da interpretação de um pensamento advém daí, da síntese que representa e que nos permite ir tão longe quanto pudermos.
Entretanto recebi um outro: Se não tens nada de bom para dizer sobre uma pessoa, cala-te.
Outro: antes de falares de algo relativo a outros, assegura-te que é verdade, que é útil e que é bom.
Um abraço

Unknown disse...

Obrigada pelos pensamentos.
Há uma lenda, metáfora, ou parábola, como lhe queiram chamar, "As peneiras de Hiram" que nem a propósito, há quem a atribua a Sócrates. Não sei se conhece mas ilustra soberbamente esses dois pensamentos. Mas como já disse anteriormente, nós aprendemos com exemplos, não com ideias, ainda que elas sejam belíssimas, verdadeiras e válidas. No entanto concordo que precisemos, de utopia pessoal para interagir harmoniosamente com os outros seres humanos e com a sociedade. Se não a tivermos, essa desarmonia, cisão, entre o que é, e o que deveria ser, conduzirá um número cada vez maior de seres humanos com perturbações mentais.

A. João Soares disse...

Obrigado por enfatizar a necessidade da harmonia. Ela existe na Natureza e gera beleza. Sem ela e a coerência, vem a rotura e, como diz, no ser humano, dá origem a perturbações mentais. A ideia não basta para uma perfeita interacção social, mas ela é fundamental para as nossas acções, os comportamento que servirão de exemplo a outros e se expandam como uma mancha. E o exemplo seguido vem das pessoas mais em evidência, com mais visibilidade na Comunicação Social. Essa é uma das responsabilidades de pai, professores, políticos, futebolistas, actores. Os ídolos que aparecem aos olhos de criaturas em amadurecimento têm nelas uma influência que as pode marcar para toda a vida. E, infelizmente, os nossos jovens são bombardeados com exemplos muitas vezes, altamente negativos, que lhes ensinam o lado errado a vida quanto às relações de amor, de colaboração, de generosidade, de respeito ao próximo.
Abraço