sábado, 21 de julho de 2007

Caril indiano contra Alzheimer

Componente do caril estudado para Alzheimer

Alguns estudos tinham já detectado que a doença de Alzheimer era menos frequente entre os idosos da Índia. Agora, cientistas norte-americanos vêm afirmar que uma das especiarias usadas para fazer o caril pode vir a ser útil aos pacientes.

Uma substância activa presente na raiz do açafrão-da-Índia pode estimular as células do sistema imunitário, os macrófagos, que ajudam a "limpar" as placas formadas no cérebro de quem sofre de Alzheimer. Os cientistas que fizeram o estudo com base em amostras de sangue de pacientes pertencem à Universidade da Califórnia, em Los Angeles, e afirmam que esta descoberta fornece mais pistas sobre o papel do sistema imunitário nesta doença. Eles admitem também ser possível criar testes sanguíneos que identifiquem os pacientes capazes de responder a esta substância. Milan Fiala, responsável pela equipa, vai mesmo mais longe, colocando a hipótese de, no futuro, depois de muitos estudos laboratoriais, a substância poder ser injectada no organismo.

Estudos anteriores a este haviam já indicado que o açafrão-da-Índia tem propriedades anti-inflamatórias. Experiências em ratinhos de laboratório apontaram para a hipótese de a substância retardar o desenvolvimento de tumores.
Do Jornal de Noticias de 21 Julho 2007.

5 comentários:

Anónimo disse...

Querido amigo,
Li o seu comentário no meu blog e fiquei muito contente. Vou ler o Do Miradouro para ver se encontro o tal JEC. Tentei escrever para o seu email mas não consegui enviar!!!!

Que pena que não viva aqui na minha cidade...

Abraço da
Milai

A. João Soares disse...

Cara Milai,
Em todas as profissões há uma linguagem específica, um calão, que torna as suas conversas difíceis de decifrar pelos leigos. E há também um humor, por vezes negro, ligado à profissão. Na medicina chama-se síndroma aos sintomas de uma doença ou de uma situação de doença. O síndroma de JEC é aquele em que JESUS ESTÁ CHAMANDO. Espero que a minha amiga nunca esteja nessa situação!!!
Um abraço

Nero disse...

Mais precisamente a percentagem de açafrão.
Bfs.

A. João Soares disse...

Caro Nero,
O seu comentário demonstra conhecimentos que interessa divulgar aos seniores do CVS - Clube Virtual de Seniores, que está a arrancar com muito entusiasmo de aderentes, com mais de 70 anos, havendo já três excepções de mais «jovens», cuja finalidade será o combate à solidão, o incitamento à comunicação por e-mail e eventuais encontros de troca de opiniões e de informação útil como a deste post e de alguns aqui colocados recentemente. No CVS não se paga jóia, nem quotas e nada se exige de ninguém, apenas se esperando que uma vez por outra enviem um e-mail com um tema que seja de interesse para os outros.
Não traz qualquer obrigação. Ninguém vai exigir nada de ninguém, a não ser uma comunicação construtiva e de solidariedade virtual, eventualmente concreta, por exemplo em dicas para ultrapassar dificuldades com o computador ou de outro género.
Qualquer contacto para informação adicional pode ser feito por e-mail (está no «meu perfil»)
Um abraço

Anónimo disse...

O caril é uma das minhas comidas preferidas e eu próprio o faço...não o pó de caril, mas o caril comida!

O caril dá potência...TODOS ao caril contra o Alzheimer -deve ser do F. C. do Porto!

Abraço