segunda-feira, 4 de agosto de 2008

China é notícia

Os Jogos Olímpicos são um acontecimento sensível para a China porque, se dão mais visibilidade à futura potência mundial, por outro lado, enfatizam debilidades sociais e de Direitos Humanos dificilmente aceitáveis pelo mundo Ocidental.

China: Manifestantes confrontam-se com polícia junto a Tiananmen
Diário Digital, segunda-feira, 4 de Agosto de 2008 | 05:52

Um pequeno grupo de manifestantes confrontou-se hoje com a polícia junto à Praça Tiananmen, em Pequim, afirmando que a alegria dos Jogos Olímpicos foi construída sobre o seu sofrimento.

As duas dúzias de manifestantes enfrentaram a polícia no bairro histórico de Qianmen, imediatamente a sul de Tiananmen.

Os manifestantes alegaram terem sido despejados das suas casa para darem espaço à reconstrução do bairro, que foi transformado numa faixa comercial com empresas internacionais como a Nike, Starbucks e Rolex.

As manifestações no centro de Pequim são habitualmente travadas pela polícia.

Hoje mesmo a imprensa de Pequim dava conta de que as pessoas que queiram organizar protestos durante os Jogos Olímpicos têm de preencher um formulário com informação detalhada para pedir autorização à polícia chinesa cinco dias antes de se realizar a manifestação, havendo três locais afastados do centro da cidade onde podem ocorrer as manifestações.

Diário Digital / Lusa

China: Ataque à granada a posto fronteiriço faz 16 mortos
Diário Digital, segunda-feira, 4 de Agosto de 2008 | 05:35

Um grupo desconhecido avançou hoje com um camião sobre um posto fronteiriço chinês da Ásia Central, lançando granadas que mataram 16 pessoas e feriram outras tantas, informou a agência oficial Nova China.

O ataque ocorre quatro dias antes da abertura dos Jogos Olímpicos em Pequim.
Os atacantes utilizaram um camião de lixo para atacar o posto fronteiriço paramilitar de Kashi, onde foram lançadas duas granadas.

Dois dos atacantes foram detidos, informa a Nova China, sem dar mais pormenores.
A área onde ocorreu o ataque tem sido palco de uma rebelião mal contida de populações muçulmanas turquiques (povos eurasiáticos que se espalham desde a Turquia à China, num total de cerca 160 milhões de pessoas), do clã uighur (comunidade diaspórica de cerca de 20 milhões na mesma área), que reagem à lei chinesa.

Diário Digital / Lusa

Pequim2008: Divulgados procedimentos para organização protestos
Diário Digital, segunda-feira, 4 de Agosto de 2008 | 04:48

As pessoas que querem organizar protestos durante os Jogos Olímpicos têm de preencher um formulário com informação detalhada para pedir autorização à polícia chinesa cinco dias antes de se realizar a manifestação, informou hoje a imprensa estatal chinesa.

Segundo um comunicado divulgado no domingo pela Comissão Organizadora dos JO (BOCOG, na sigla em inglês) na sua página oficial na Internet, os organizadores de acções de protesto têm de entregar pessoalmente um formulário e os seus dados pessoais às autoridades policiais.

«Deve ser sublinhado que os cidadãos têm de respeitar e não prejudicar a liberdade e os direitos das outras pessoas, e que não podem prejudicar os interesses nacionais, sociais e colectivos», explicou Liu Shaowu, director de Segurança do BOCOG, citado pelo jornal oficial China Daily.

O formulário deve indicar o objectivo, hora e programa da demonstração, os cartazes e motes que vão ser utilizados no protesto, bem como o número estimado de participantes e a utilização de equipamentos de som.

Os cidadãos chineses devem apresentar o pedido de autorização à unidade municipal de Segurança Pública em Pequim, enquanto os estrangeiros devem entregar o requerimento no gabinete de emigração de Pequim.

Os cidadãos estrangeiros também têm de entregar uma tradução em chinês de todos os documentos apresentados.

Agências estatais, empresas privadas e Organizações Não-Governamentais (ONG) devem carimbar a documentação com o seu selo oficial e com a assinatura do presidente da instituição.

As autoridades chinesas decidirão se concedem ou não a autorização, para que os protestos ocorram em conformidade com as leis e regulamentos nacionais e avisam os candidatos por escrito dois dias antes da data da manifestação.

Liu afirmou que nenhuma demonstração de «propaganda política, religiosa ou racial» será autorizada nas zonas ou recintos olímpicos.

Segundo a lei chinesa, as actividades de protesto não podem violar a Constituição, prejudicar a unidade, soberania e integridade territorial do Estado, instigar a divisão entre as pessoas nem pôr em perigo a Segurança Pública».

De acordo com o comunicado no site do BOCOG, se os candidatos não receberem um aviso das autoridades até dois dias da data dos protestos, podem concluir que o seu processo foi aprovado e realizar a manifestação nos locais permitidos para o efeito.

As autoridades chinesas já tinham anunciado os três únicos sítios em Pequim onde são permitidas acções de protesto durante o período dos JO, entre 08 e 24 de Agosto: no World Park, a sudoeste da cidade no distrito de Fengtai; no Zizhuyuan Park no distrito de Haidian na zona noroeste de Pequim; e no Ritan Park no distrito de Chaoyang na zona oriental da capital chinesa.

Todos os parques são relativamente próximos do centro da cidade e das zonas olímpicas de competição.

Diário Digital / Lusa

8 comentários:

Mariazita disse...

Querido amigo João
Perdoe-me utilizar este seu espaço de comentários para servir de cobaia...
O tempo agora não dá para ler o post; é só mesmo para ver se isto funciona.
Beijinhos
Mariazita
A partir do dia 5 de Agosto tenho o prazer de colaborar com o
SEMPRE JOVENS
Espero e agradeço, desde já, a vossa visita e comentário.

A. João Soares disse...

Minha querida Amiga Mariazita,
Não costumo publicar comentários que, em vez de o serem, não passam de propaganda ou publicidade. Este foi publicado pela razão à frente referida!!!
Mas, da sua parte, foi um abuso duplo, além de publicidade foi uma promessa, tipo actual Governo, de um facto que ainda não se concretizou. Promessa!
Quando vir o seu primeiro post, então felicitá-la-ei pela sua decisão e explicarei aqui o meu motivo de regozijo por passar a colaborar no Sempre Jovens, o blog do CLUBE VIRTUAL DE SENIORES fundado há pouco mais de um ano e que criou este local de expressão e de comunicação com os bloguistas, com vista a manter a vitalidade dos seniores inscritos.
Porém, o blog tem funcionado com pouca e pouco diversificada colaboração, sendo o senior mais colaborante um tal a. joão soares que aparece por aí em diversos blogs.
Espera-se que os restantes seniores sigam o exmplo da Amiga Mariazita.
Cara Amiga, desculpe a ironia, mas se amanhã cumprir a sua promessa, conte com o meu comentário à sua decisão, no local próprio.
Beijos
João

Compadre Alentejano disse...

Compare estes JO aos de Berlim. Ambos foram para doirar a pílula, isto é, as ditaduras.
Na China, continua a ditadura, continua a repressão, continua a poluição, continua a morte de pessoas, a internet está censurada, etc., etc...
Por mim, vou boicotar estes jogos.
Um abraço
Compadre Alentejano

A. João Soares disse...

Caro Compadre,
Eu não sei o que posso boicotar!
Mas uma coisa é certa; há por aí muitos admiradores dos chineses. E é preciso atirar-lhes aos olhos os casos mais flagrantes que irão surgindo e que serão muitos, para saberem as linhas com que nos vai coser o futuro «ditador» do mundo, o que substitui os americanos que tantos criticam às cegas. Agora não convém falar às cegas, pois aparecerão muitos casos concretos, como o caso do Tibete, as dificuldades com a Internet que já levaram o Internet Explorer a boicotar a maior parte dos blogs, etc.
A propósito, já utiliza o MOZILLA FIREFOx para se ligar à Internet?

Abraço
A. João Soares

Anónimo disse...

Hoje de manhã a SIC Noticias avançava que se vive um clima de medo em Pequim. Porque será?
Se bem que estes J.O. podem doirar a ditadura, também podem ter o efeito contrário!
Eu só espero, e concordo com o Caro João, que as pessoas na ânsia de se livrarem do domínio norte-americano, não fiquem cegos pelos chineses! Há melhores alternativas! E a ordem mundial, não tem que ser ditada obrigatoriamente por um só país... Aliás recordo, que apesar da potência económica que já é, a China ainda tem que pedalar muito para chegar aos calcanhares da Alemanha, Japão e EUA! Portanto vão com calma...

A. João Soares disse...

AP,
As suas palavras são muito sensatas. Porém, as multidões, as sociedades modernas, são movidas por actos de «acção psicológica», de «lavagem ao cérebro», muito aplicados no marketing e na propaganda política e agem como o trotil, por efeito de uma espoleta. Quando tudo parece estar calmo, ouve-se uma palavra de ordem e a desordem arranca com toda a violência. Morreu agora o escritor russo Soljenietsin que foi um obreiro da preparação da sociedade soviética mais evoluída para o derrube do regime.
O que se passará na China nas próximas semanas é imprevisível, ma a tónica colocada na segurança não é de bom augúrio. Pelo menos cerceia as liberdades dos jornalistas, dos visitantes e dos turistas. Cada estrangeiro será visto como um potencial terrorista. Mas o mal virá de dentro, dos descontentes, dos que agora ficam a conhecer que no resto do mundo há mais liberdade e mais conforto.
Mas, infelizmente, aparecem poucas análises sobre estes problemas e as opiniões vão ser orientadas para o desporto e alguma propaganda do governo chinês, tudo para manter o mundo adormecido.
Um abraço
João

José Lopes disse...

O mundo vai conhecendo um pouco melhor a China e as suas debilidades com a realização dos JO, mas também estou de acordo com a afirmação de que a mudança vai surgir de dentro e o exterior terá pouca influência.
Cumps

A. João Soares disse...

Caro Guardião,
Como diz, a mudança terá de sair de dentro, pois nada do exterior tem poder de influência para produzir e manter uma mudança. No entanto, neste momento, a presença de tantos milhares de estrangeiros na China acabam por difundir ideias de modernidade que irão acelerar o movimento de resistência à ditadura, até aos mais remotos recantos daquele grande país.
Estejamos atentos porque iremos assistir a um fenómeno interessante, embora muitos pormenores fiquem ocultos devido aos controlos sociais que o Governo impõe.
Abraço
João