domingo, 17 de agosto de 2008

Bombeiros pirómanos

A notícia «Bombeiro detido por suspeita de fogo posto» no Público de hoje, embora pareça estranha, não se refere a caso tão raro como se possa pensar. O texto é o seguinte:

«Um bombeiro pertencente aos voluntários de Marvão (Portalegre) foi ontem detido por suspeita de ter ateado um incêndio, ontem de madrugada, no Parque Natural da Serra de São Mamede, disse à agência noticiosa Lusa fonte policial. "O autor já confessou o crime e encontra-se no posto da GNR de Marvão para ser posteriormente entregue à Polícia Judiciária", revelou a fonte da GNR.

«Contactado pela Lusa, o comandante dos Bombeiros de Marvão, João Crespo, disse desconhecer a detenção, apesar de saber que tinha prestar declarações. João Crespo salientou tratar-se de um homem "pacato, humilde e trabalhador".

Há pouco mais de quinze anos, encontrava-me numa situação que me permitia contactos quase diários com um comandante de bombeiros por quem criei muita admiração. Perante uma notícia como esta, fiquei a pensar que muitos bombeiros poderiam ter ido para esta actividade por terem prazer em ver fogos e que, quando estes rareassem, as saudades (tipo ressaca) os levassem a atear um. Ser pirómano é uma tara como a toxicodependência ou outra. E perguntei ao comandante se, na admissão de bombeiros, eram feitos exames de índole psicológica para detectar pirómanos. A resposta foi pronta e espontânea. «Temos tantas necessidades e hão pouca oferta que acolhemos todos os que apareçam». Isto explica muita coisa e mostra quanto amadorismo existe em actividades de tão grande importância e sensibilidade.

5 comentários:

Anónimo disse...

Atrever-me-ei a brincar com a notícia para a explicar: desertificação sem retorno,interiorização penalizadora, Alentejo mantido original para turista ver, "emprestaDADO" a quem dele se quiser usar, faz com que "gente pacata, humilde e trabalhadora" sinta prazer em "brincar com o fogo" e esqueça deste modo a falta de horizontes legitimamente humanos...porque os que os olhos vislumbram é sempre o mesmo...
(e dizia eu que era para brincar!);)
Manuela

A. João Soares disse...

Cara Manuela,
Acho que o Estado devia ter mais controlo sobre o pessoal que se alista nos bombeiros. O mesmo se passa com os «snipers» da PSP que são demasiado perigosos para serem deixados fora da PSP zangados com o sistema! ou trabalhando por contra de outrem.
A queda da URSS, com militares mal pagos, criou uma disseminação de armas sofisticadas pelo terceiro mundo difícil de avaliar. Já não se sabe quem tem ou não uma pequena arma nuclear!
Beijos
João

Anónimo disse...

A floresta em Portugal ocupa entre 60 a 70% do território, não é? E os bombeiros continuam a ser amadores... Está tudo dito.

A. João Soares disse...

Caro AP,
Embora voluntários, os bombeiros recebem uma instrução que pode ser considerada satisfatória e fazem exercícios com simulacros, que podem ser muito interessantes.
O que pesa muito é a falta de critérios de admissão ou de recusa de candidatos com taras desajustadas ao socorro. A piromania é uma das taras, o alcoolismo, principalmente dos condutores de ambulâncias, é outra, etc
Abraço
João

Anónimo disse...

Caro João,
É a isso mesmo que me refiro, concordo plenamente! Pois o voluntariado não invalida uma formação profissional.
Abraço.