quinta-feira, 10 de maio de 2007

Desenvolvimento, direito e dever de cidadania

Transcrição do Jornal de Notícias de 07.05.10

Participar no desenvolvimento (Link)
Por: Nuno Grande, Médico e professor universitário

O desenvolvimento de um país, de um continente e da Humanidade deve constituir uma preocupação de todos os cidadãos. Por isso, deve entender-se como um dever e um direito que se concretizarão de formas específicas de cada realidade e em função da natureza dos problemas e das diversas prioridades.

O desenvolvimento compreende os crescimentos económicos, intelectual, ético e cívico, pelo que implica a participação de cada um nas diversas expressões da problemática social.

O crescimento ético implica a permanente interpretação cultural dos valores morais e é por isso determinante das políticas relacionadas com o crescimento económico e a distribuição da riqueza e com o objectivo de garantir a todos as condições de uma vida vivida com dignidade.

O crescimento cívico significa a participação de cada cidadão e de grupos de cidadãos na implementação de soluções que corrijam as discrepâncias existentes entre cidadãos do mesmo país, cidadãos de países diferentes e cidadãos de continentes situados nos dois hemisférios.

Assim se impõe uma intervenção cívica que traduza a democracia participativa nas diversas culturas. Entre nós, o associativismo está regulamentado e deve ser implementado de forma a organizarem-se processos de intervenção cívica, sem atropelos nem competições desviantes do objectivo prioritário de contribuir para o desenvolvimento da cidadania de todos os que habitam no nosso país.

Um aspecto que assume grande prioridade nesta perspectiva é o de contribuir para o desenvolvimento dos países da lusofonia, que vivem projectos de vida colectiva à procura do desenvolvimento equilibrado dos diversos povos que constituem as realidades de cada país que se exprime oficialmente em Português.

A fraternidade que aglutina todos os povos lusófonos traduz o direito a uma solidariedade interventora justificada pelos saberes, valores e costumes que, em conjunto, construímos em séculos de história.

Participar no desenvolvimento é estar presente e actuante nas diversas iniciativas que se desenvolvem no sentido de dar resposta ao direito à contemporaneidade que não se verifica num imenso número de seres humanos.

Sem comentários: