terça-feira, 11 de agosto de 2009

Abusos na administração do dinheiro público

Têm vindo a público abundantes exemplos de abusos imorais do dinheiro público, desde a «indemnização» de um gestor da ERSE que se despediu de motu próprio ao fabuloso ordenado dos «responsáveis» pelo Banco de Portugal, em relação ao qual o próprio Governador já mostrou discordar numa entrevista na TV.

Agora, no artigo que se transcreve, o jornalista Manuel António Pina, no seu conhecido estilo, «brinca» com o caso da TAP. Trata-se de um caso semelhante ao do TGV, do novo Aeroporto e de mais auto-estradas. O exemplo citado do pintor Salvador Dali não se aplica totalmente porque ele, além da sua extravagância de artista era dono do seu dinheiro, mas nos casos nacionais trata-se de dinheiro público que, de uma forma ou de outra, sai do bolso dos contribuintes.

A piedade mata
JN. 090811. Por Manuel António Pina

As más notícias são que a TAP atravessa, segundo o Conselho de Administração de Fernando Pinto, uma "crise gravíssima", tendo tido no ano passado 280 milhões de euros de prejuízos e vendo-se forçada a pedir sacrifícios aos trabalhadores e a recusar-lhes aumentos salariais.

As boas são que, no mesmo ano de 2008, os administradores atribuíram-se "prémios" com que duplicaram os seus vencimentos (Fernando Pinto, por exemplo, levou 816 mil euros, em vez dos miseráveis 30 mil mensais mais regalias que lhe cabiam);
e que decidiram entretanto adquirir 42 automóveis topo de gama para si e as dezenas de directores avulsos que enxameiam a empresa, pois deslocavam-se todos em viaturas "velhas" de quatro anos, impróprias das suas altas funções.

Trata-se de uma inovadora ideia de gestão: vão-se os dedos mas fiquem os anéis (e comprem-se mais). Deve-se, a inventiva ideia, a Dali que, contava Gala, era nos momentos em que atravessava "crises gravíssimas" que mais gastava, pois, argumentava ele, "a piedade dos vizinhos mata".

A TAP pode morrer, mas ninguém há-de ter razões para se apiedar dos seus administradores.

3 comentários:

Maria Letr@ disse...

Isto é tudo uma questão de saber fazer bem as coisas e, neste capítulo, Portugal dá lições ao mundo. Os nossos governantes esquecem-se, porém, de que anda muita gente por aí a quem a areia que eles lançam para o ar ainda não lhes atingiu os olhos. Só numa cabeça oca é que cabem, como benéficos para o País, certos conceitos de avaliação de medidas chamadas de progresso, como a do programa apresentado para os casos que menciona no seu texto, João, i.e., o caso TGV, o do novo aeroporto e o das auto-estradas. Portugal é um País onde muitos morrem ou adoecem de fome sem o dizerem, por vergonha. Gentalha!
Maria Letra

A. João Soares disse...

Amiga Mizita,

Por detrás da incapacidade de gerirem com honestidade, está a ganância, o desejo de enriquecer cada vez mais e de levarem uma vida faustosa sempre com os últimos modelos de automóvel, etc, etc.
Desprezam o dinheiro público e gastam-no como lhes apetece como se não fossem obrigados a prestar contas.
E o povo vota neles!!!

Beijos
João

Maria Letr@ disse...

Sim, João Soares e eu toquei este ponto no meu último texto do meu blogue, Sem Rodeios. Arrepio-me até à medula quando leio certos artigos online que nos dão conta de verdadeiras afrontas à capacidade económica de Portugal.
Beijos.
Maria Letra