terça-feira, 12 de maio de 2009

Governar com promessas e esperanças!!!

Notícia do Público diz que a ministra da educação espera entrar em 2010 com cerca de 200 escolas secundárias, de um total de 350 em projecto, a serem intervencionadas no âmbito do Programa de Modernização do Parque Escolar.

Os portugueses prefeririam ouvir notícias de problemas resolvidos, obras feitas, medidas implementadas, resultados, para fazerem a sua «avaliação do desempenho» do Governo. A mesma promessa aparece sob outro título no mesmo jornal.

Da área da Educação apareceram recentemente promessas não coincidentes referentes ao Magalhães, aqui e aqui e cuja concretização não foi noticiada. O povo começa a topar as realidades, pelo que os governantes devem consciencializar-se de que não é saudável governar com promessas vãs. As pessoas não gostam de propaganda enganosa e detestam mais promessas pouco convincentes.

Porém, não pode haver ilusões sobre as dificuldades inerentes ao acto de governar um País. E talvez seja esse factor que afasta muitos jovens da política como há tempos foi referido pelo Presidente Cavaco Silva. Mas quem está no governo é voluntário, supostamente para se dedicar à defesa do País, dos portugueses, e criar melhores condições de vida para estes. Essas reais dificuldades exigem muito bom senso, estudo dos problemas e ponderação na escolha das soluções mais adequadas aos interesses nacionais, que devem sobrepor-se aos interesses privados, sejam individuais ou de empresas.

Por isso, é também lamentável o que aconteceu nos dois casos das notícias a fábrica anunciada por três ministros e que nunca saiu do papel e empresa apadrinhada por Sócrates e Pinho confirma perda de certificação solar.

Sem comentários: