terça-feira, 19 de maio de 2009

Erros, coincidências e dúvidas, má imagem dos serviços

Têm ocorrido falhas e erros em alguns serviços públicos que são preocupantes e não contribuem para aumentar o «orgulho de ser português» nem a esperança num Portugal mais digno e próspero. Tais erros e as dúvidas que suscitam podem denotar irresponsabilidade, incompetência ou até eventuais manipulações mal intencionadas. Segundo o Público o Presidente do IEFP admite erro no cruzamento de dados do desemprego, mas, segundo o presidente, a falha foi rectificada, seguindo "todas as regras". Sublinhou que "Este cruzamento segue todas as regras da lei vigente relativa ao cruzamento de dados. Trata-se de um processo totalmente transparente". Resta saber se a lei vigente está elaborada de forma correcta e eficiente. Há pouco tempo o PR aconselhou a ter cuidado na elaboração das leis.

Sobre este assunto, outra notícia diz que PSD acusa Governo de manipular números do desemprego, e uma outra afirma que o PCP vai questionar ministro do Trabalho sobre discrepâncias nos números do desemprego mas entre políticos, as palavras raramente devem ser interpretadas pelo significado do dicionário, porque em tricas e «ofensas» entre si, em qualquer sentido, não há ninguém, em qualquer grau da condição social, que os ultrapasse. E uma outra notícia especifica que 15 mil desempregados foram “apagados” do Instituto de Emprego.

Um outro aspecto de mau funcionamento dos serviços públicos foi há dias noticiado que documentos relativos à compra de um apartamento pela mãe de um governante desapareceram do notário. Também um tribunal foi assaltado tendo sido queimados vários processos, e para cúmulo, Processos e contratos da Cova da Beira foram destruídos ilegalmente, tendo este caso alta gravidade em consequência da polémica
sobre ele existente, e lesando a imagem de alta entidade que, assim, perdeu possibilidades de conseguir eliminar as suspeitas de que é alvo na opinião pública.

Quem destruiu tais documentos não é certamente amigo de tal entidade, porque lhe torna a defesa e o esclarecimento do caso extremamente difícil senão impossível. E em casos de honra e dignidade, nada há pior do que as dúvidas que continuam por esclarecer. Não há boa vontade que faça o milagre.

Um caso muito estranho de pluralidade de critérios consiste em manter o procurador Lopes da Costa em presidente do Eurojust, até uma eventual sentença transitar em julgado, segundo consta, prejudicando a imagem internacional de Portugal e, pelo contrário, suspender imediatamente uma professora de Espinho que apenas prejudicou o seu nome em ambiente restrito, ao falar de sexo numa aula de história chocando alunas mais inocentes (medida correcta, segundo os familiares das crianças lesadas). Acho que tanto são criaturas usufruindo de Direitos Humanos e legais os que vivem à sombra da corte celestial do Poder, os que, por ocuparem cargos públicos de alto grau, lidam com milhões e enriquecem rapidamente, como os que desempenham funções mal remuneradas e sem grandes garantias e os que vivem com o salário mínimo ou no desemprego e têm que contar cuidadosamente os cêntimos para terem pão até ao fim do mês. A lei, as disposições legais devem ser aplicadas indiscriminadamente a todos os seres humanos que vivem à sombra da mesma bandeira nacional.

4 comentários:

Gisele Claudya disse...

Adoraria conseguir entender sobre política mas algo em mim bloqueia mesmo. Não consigo entender nem a política do meu país..........que dirá a do país que eu amo, que é Portugal!
Mas rezo para que tudo melhore em todos os cantos do mundo. Mas, de certa forma, contribuo quando educo meu filho para ser justo, humano, correto. Mas ele tb detesta política.
Enfim...ainda bem que há pessoas como tu, meu amigo, para gritar ao mundo as injustiças.
Beijinhos

A. João Soares disse...

Cara Gisele Claudya,
Parabéns por não te interessares pela política. Assim vives em paz, indiferente a tudo o que se passa. Mas, na realidade o qe se passa depende muito de nós, do nosso voto, e acabamos por ser nós os prejudicados com as más decisões e comportamentos dos governantes.
Tive a sorte de ser despertado para estes assuntos pelos professores André Gonçalves Pereira, Joaquim Aguiar, Manuel Jacinto Nunes, Adriano Moreira, e outros de quem tive a sorte de ser aluno.
Gosto de fazer um esforço para apreciar com o máximo de isenção que me for possível, os actios dos governantes, porque eles juraram o que não acontece com a oposição. Eles são os responsáveis pela condução do País.
Beijos
João

Luis disse...

Caro João,
O Homem é um "animal político" por natureza e até para a sua própria sobrevivência. Por isso devemos sempre lutar para melhorar as condições de vida em que estamos inseridos.
No que respeita ao post que apresentas remeto o meu comentários para as tuas próprias palavras, que são sábias: "Tais erros e as dúvidas que suscitam podem denotar irresponsabilidade, incompetência ou até eventuais manipulações mal intencionadas". Melhor para definir o que se passa é difícil de o descrever!

A. João Soares disse...

Caro Luís,
Obrigado pela visita e pelo comentário.
Há nos políticos muitos interesses em jogo. Porém, na Política com P Maiúsculo, só devia existir um interesses em vista que seria o Interesse de Portugal , dos Portugueses, em geral. Mas esse não consta nas prioridades deles.
Um abraço
João