segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Exemplo para os nossos governantes

O ministro do Interior da Croácia, Ivika Kirin, demitiu-se no sábado, depois de terem sido publicadas fotos comprometedoras. Trata-se de fotos de caça em que está próximo do general na reserva Mladen Markac junto de um javali abatido. O general, de 52 anos, é acusado da matança de dezenas de sérvios em 1995 e o seu regresso à Holanda tinha sido ordenado pelo tribunal de crimes de guerra da ONU, por violação das condições para a sua libertação, em 2004, enquanto aguarda julgamento por assassínio, actos desumanos e tratamentos cruéis. Na sequência destas fotos, foi detido no sábado na sua residência em Zagreb e encontra-se preso, segundo disse o porta-voz da Polícia, Krunoslav Borovec.

O Ministério de Ivika Kirin é o responsável por controlar as movimentações de Markac, a quem tinha sido determinado que não poderia deixar Zagreb sem autorização, pelo que o ministro ficou em falso e apresentou desculpas pelo incidente em carta enviada ao primeiro-ministro, Ivo Sanader.

Entre nós há, casos que fragilizam a imagem de governantes mas estes não tomam atitudes como esta (excepção a Jorge Coelho, António Vitorino e pouco mais). Fala-se sempre em responsabilidade política, mas ninguém sabe exactamente o que isso significa por que nada se torna visível. Nem sequer foram vistos os camelos do deserto da margem Sul do Tejo!

2 comentários:

PintoRibeiro disse...

Bom ano Camarada!
Abraço,

A. João Soares disse...

Igualmente para si e para os seus familiares e amigos
Abraço